Alkcmin x Lula: Confira as principais frases e propostas no debate do SBT

Marlen Bergamo/Folha ImagemLula e Alckmin cumprimentam-se sob o olhar da apresentadora Ana Paula Padrão, antes do debate no SBT

Lula e Alckmin cumprimentam-se sob o olhar da apresentadora Ana Paula Padrão, antes do debate no SBT

Leia as principais declarações do debate entre o presidente e candidato do PT à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva, e o candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin.

Frases de Lula

"O Alckmin se faz de não entendido quando eu faço perguntas."

"Para Alckmin, o que deu no New York Times é o que vale."

"Sobre o tema de privatizações, não vou mais falar disso porque parece que vocês não gostam."

"Já faz tempo que você foi na Santa casa de Pindamonhangaba, então espero que você vá para ver como melhorou", diz Lula.

"É fácil falar, difícil fazer", diz Lula ao ser criticado pelos 34 ministérios.

"Meu sonho é passar para história como o presidente do Brasil que apagou o último candeeiro", sobre o programa Luz para Todos.

"Em campanha política vale tudo mesmo. Geraldo Alckmin falando de aumento para aposentados."

"Quando um banqueiro quebra, o País se dá mal."

“Durante todo o tempo que vocês governaram, oito anos, o Brasil não cresceu como cresceu conosco”, disse Lula

"O Alckmin faz parte de um tipo de gente que acha que investir em comida não é investir em saúde"

Frases de Alckmin

"Não tem nenhum problema privatizar, o problema é mentir, é dizer que vou privatizar BB, Petrobras."

"Nós somos diferentes, ele não vai cortar gastos, diminuir os 34 ministérios, deixar os 40 mil companheiros nos cargos de confiança", ataca tucano. "Vou respeitar seu dinheiro, vou fechar as torneiras do desperdício", diz Alckmin.

"O candidato Lula é ótimo para mudar os programas de nomes", diz Alckmin.

"Nós somos diferentes, ele não vai cortar gastos, diminuir os 34 ministérios, deixar os 40 mil companheiros nos cargos de confiança".

"Vou respeitar seu dinheiro, vou fechar as torneiras do desperdício", diz Alckmin.

"O governo tem maioria para absolver os mensaleiros, não tem maioria para aprovar o Fundeb?"

Privatização esquenta debate

O debate também foi marcado pela troca de farpas entre os candidatos, principalmente no tema das privatizações. Lula acusou o governo Fernando Henrique Cardoso de privatizar e não resolver o problema da dívida, quase levando o país a quebrar. "Quero saber (…) qual é a sua visão sobre privatização", perguntou o presidente ao tucano.

Alckmin respondeu que existiram avanços com as privatizações e citou a telefonia como exemplo. Disse que com as privatizações foram investidos R$ 100 bilhões no País. "Se tivesse dado errado, teria reestatizado". "Não tem nenhum problema privatizar,o problema é dizer que vou privatizar o Banco do Brasil, Petrobras", disse Alckmin.

Emprego vira tema nas considerações finais

Os candidatos encerraram o segundo debate mandando uma mensagem para os telespectadores. Ambos destacaram a geração de empregos como prioridade.

Lula usou seus três minutos para citar alguns números do seu governo e ironizou: "para que o adversário anote". O passado condena alguns, absolve outros e q a prática política faz a gente entender melhor. O presidente disse ainda que tem um sonho de gerar muitos empregos e que vai trabalhar por isso. Encerrou pedindo que o brasileiro "vote naquilo que está vendo".

Alckmin afirmou que o PT "já teve sua chance" e que o governo Lula foi um "descalabro" do ponto de vista ético. Afirmou ainda que a administração petista "não funciona" e que o Brasil "não saiu do lugar". O tucano voltou a afirmar que não vai privatizar estatais e acusou o presidente de usá-las como instrumento político, o que gerou "ineficiência" e "corrupção". Encerrou dizendo que vai trabalhar pelo emprego: "esse é o grande problema brasileiro".

Fonte: Terra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos