Almeida reafirma apoio a Lula e admite mudança de partido

alagoas24horasVice-governador eleito, José Wanderley, deputado Benedito de Lira, prefeito Cícero Almeida e o senador Renan Calheiros

Vice-governador eleito, José Wanderley, deputado Benedito de Lira, prefeito Cícero Almeida e o senador Renan Calheiros

O prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PTB), reuniu a imprensa na manhã de hoje para reafirmar o apoio oficial ao presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Almeida – ao lado do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB), do vice-governador eleito José Wanderley (PMDB) e dos deputados eleitos Benedito de Lira (PP) e Gerônimo da Adefal (PFL) – disse que seu voto em Lula era por uma questão de gratidão.

De acordo com Almeida, sua gestão recebeu R$ 45 milhões em repasses oriundos do Governo Federal. O prefeito de Maceió destacou, ainda, obras estruturantes que tiveram apoio da bancada federal alagoana e dos senadores.

Conforme Almeida, os principais parceiros de sua prefeitura – entre eles o deputado federal João Lyra (PTB) e José Thomaz Nono (PFL), ambos derrotados nas eleições passadas – foram peças fundamentais para o desenvolvimento de um bom trabalho, canalizando os recursos federais. No entanto, o grande parceiro mesmo de Maceió e de Alagoas – pelo menos para Almeida – foi presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Almeida destacou ainda que algumas continuidades dependem da vitória de Lula, como as obras de requalificação do Centro e a construção da Vila Olímpica. “Voto em Lula por avaliar que seja o melhor para Maceió e para Alagoas, mas não creio que isto abale minha relação com o governador eleito Teotonio Vilela Filho (PSDB), que vota no correligionário Geraldo Alckmin. O bem de Maceió e de Alagoas é uma questão suprapartidária”, destacou o prefeito.

Apesar de declarar apoio ao atual presidente na luta pela reeleição, Almeida disse que respeita o processo democrático e por esta razão deixou a equipe do primeiro escalão da prefeitura à vontade para votar “em quem quiser”. Algumas pastas, como é o caso da Saúde, são comandadas pelo PFL, partido aliado de Geraldo Alckmin.

“A decisão de cada um deve ser respeitada. Este é o grande bem da democracia. Em momento algum impus a minha decisão como condição para que alguns secretários ou superintendentes permanecessem na administração. Estou satisfeito com a minha equipe. Quando algum secretário sai é por não corresponder aos interesses da população. Minha prioridade é Maceió, que é minha menina dos olhos”, colocou Almeida.

Troca de Partido

Quanto ao seu futuro político após a derrota de João Lyra, na tentativa de se eleger Governador de Alagoas, o prefeito destacou primeiro que a relação com o deputado é de grande amizade e que Lyra é um grande parceiro. No entanto, Cícero Almeida cogitou a possibilidade de deixar o PTB. “Não me preocupo com as questões do poder agora, mas sim com a administração, mas não sei se sigo no mesmo partido. Estou estudando o futuro político e as possibilidades”, explicou.

Segundo o próprio Almeida, a possibilidade de mudar de partido é real, mas ainda não há nenhum caminho traçado. Indagado se estava feliz no PTB, Almeida se limitou a dizer que é feliz com os amigos que fez e que isto está acima das questões partidárias. O prefeito – segundo ele mesmo – deve decidir em breve qual sigla deve assumir, nos últimos dois anos de mandato. Os partidos mais cotados são o PP de Benedito de Lira e o PMDB de Renan Calheiros.

Sobre as duas possibilidades, Almeida brincou: “Estou zarolho aqui, olhando para os dois ao mesmo tempo. De um lado o Biu de Lira, do outro a figura de Renan Calheiros. Duas pessoas importantes para Alagoas. Mas, esta é uma decisão que só cabe ao prefeito Cícero Almeida. Estou estudando”.

O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, colocou que o PMDB sempre esteve de portas abertas para receber “políticos como Cícero Almeida”. Para Almeida, dois critérios serão fundamentais para escolher o próximo partido: “os políticos que estão lá dentro e o histórico da agremiação”. Almeida finalizou a coletiva elogiando os senadores, entre eles o eleito Fernando Collor de Mello (PRTB). “Eles vão saber trabalhar pelo melhor por Alagoas. O João Tenório que assume agora no lugar do Téo Vilela é também um grande homem”, disse. O prefeito se disse ainda satisfeito com o trabalho da bancada federal e da Câmara de Vereadores.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos