No domingo, eleitor deve levar 20 segundos para votar

A Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) estima que, no domingo, os eleitores levem, em média, 20 segundos para votar até mesmo nos dez Estados em que haverá eleição para governador. No primeiro turno, a média do tempo de votação foi de 50 segundos.

Vale lembrar que, além de escolher candidatos à Presidência e ao governo do Estado no primeiro turno, os eleitores votaram ainda para senador e deputados federal e estadual.

Quanto à apuração, a estimativa do TSE é que de até as 22h de domingo, 90% dos votos em todo o país já tenham sido totalizados. A previsão tem por base o primeiro turno, quando às 21h45 haviam sido totalizados 90% dos votos, bem antes da estimativa inicial, que era por volta da meia noite.

Segundo o TSE, a apuração no primeiro turno foi considera a mais rápida em comparação às três últimas eleições ocorridas no país. A apuração foi encerrada às 14h55 de segunda-feira, dia 2 de outubro.

Em 2002, quando os eleitores também escolheram candidatos à Presidência e aos governos estaduais, os 100% dos votos só foram totalizados dois dias depois da realização das eleições, às 8h12 de terça-feira. Nas eleições municipais de 2004, a apuração terminou na noite de segunda-feira, às 20h16.

Fonte: Folha Online

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos