ONG italiana acompanha sem-terra em invasão

A invasão da fazenda Campos, em São José da Laje, pelos sem-terra foi acompanhada por representantes da Organização Não-Governamental italiana “Gruppo di Solidarietá Internazionale Amici de Joaquim Gomes”, que estão em Maceió trabalhando com a Comissão Pastoral da Terra (CPT). A ONG tem inspiração na Igreja Católica, mas é formada por leigos.

A fazenda Campos possui 300 hectares e deve ser dividida entre as 24 famílias que, na última sexta-feira à noite ocuparam pacificamente a propriedade. A CPT e a ONG italiana exigem a desapropriação da fazenda, mas o Incra ainda não se pronunciou porque depende de Brasília – e o novo governo ainda está em formação.

De fora

A presença de ONG estrangeiras atuando no Brasil é antiga, mas estava restrita à Amazônia; nos últimos dez anos elas se espalharam pelo Nordeste e, em Alagoas, atuam na Zona da Mata e no Sertão – no Sertão é a ONG Visão Mundial, que executa vários trabalhos desde o treinamento de mão-de-obra à construção de cisternas.

A ONG italiana representa na prática a facção da Igreja Católica mais avançada, que tenta romper com a ortodoxia e alguns dogmas sem abdicar da identidade com o Papa. As 24 famílias que ocuparam a fazenda Campo foram guiadas pelo lema de que “Deus não quer que ninguém passe fome” – mas, no lugar de apenas rezar e preciso ir à luta. E foram.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos