Flexeiras reúne órgãos públicos em mutirão de documentação

A cidade de Flexeiras, a 53 km de Maceió, recebe hoje o programa nacional da mulher trabalhadora rural. Órgãos federais e estaduais terão o apoio da Prefeitura local num mutirão que deve atender mais de 2 mil pessoas durante todo o dia, nas instalações da escola municipal da Usina Peixe.

Assentados e acampados da reforma agrária e pequenos agricultores são o público prioritário do programa, promovido pela delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pelo Incra, em parceria com a Caixa Econômica Federal e outros órgãos federais e estaduais, como o Ministério de Desenvolvimento Social, a Delegacia Regional do Trabalho (DRT), o Instituto de Identificação do Estado e a superintendência do INSS.

A abertura oficial ocorreu às 9 horas, com apresentação de bandas e de grupos folclóricos formados por crianças matriculadas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O término do evento está previsto para as 17 horas.

Os serviços ofertados no mutirão são expedição de identidade, CPF, carteira profissional, certidão de nascimento e inscrição no INSS para trabalhadores rurais.

João Abelardo Costa Ramos, diretor administrativo do Incra e coordenador do programa em Alagoas, informou que os trabalhadores também vão participar de palestras sobre aposentadoria rural e orientação sobre acesso a outras políticas públicas. “O público tem os serviços imediatos e também é conscientizado sobre seus direitos”, explicou. Ramos também destacou a parceria com o Banco do Nordeste, que divulga produtos e serviços para os trabalhadores, como o Pronaf Mulher, o Pronaf Jovem, dentre outras linhas de financiamento do governo federal.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos