Três mil trabalhadores rurais recebem documentação em Flexeiras

AssessoriaMutirão beneficia cerca de três mil pessoas em Flexeiras

Mutirão beneficia cerca de três mil pessoas em Flexeiras

Cerca de três mil trabalhadoras rurais da região de Flexeiras receberam gratuitamente Carteira de Trabalho e Previdência Social, CPF e RG, realizaram exames preventivos de mama e citologia, e participaram de palestras sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, bem como de financiamento para o setor rural.

O trabalho foi realizado por um mutirão formado por instituições como Ministério do Desenvolvimento Agrário, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Banco do Nordeste, Prefeitura de Flexeiras e outros parceiros, sendo uma ação integrante do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, sob coordenação do MDA. O evento aconteceu no último dia 14, na Escola Municipal da antiga Usina Peixe, que fica situada na zona rural do município.

Segundo a gerente da Célula de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste em Alagoas, Maria Clézia Pinto, trata-se de uma iniciativa de resgate de cidadania. “A dificuldade na obtenção de documentos no meio rural é uma realidade que dificulta em muito o acesso a serviços como os da Previdência, aos programas sociais, ao crédito e a várias políticas de apoio à agricultura familiar e à reforma agrária”, ressalta.

Além da documentação, também houve ações na área de saúde, como a realização de exames preventivos para a mama, citologia e avaliação bucal, realizados pela Secretaria de Saúde de Flexeiras, e corte de cabelos, pelo pessoal do Senac. A Prefeitura participou com mais de setenta servidores municipais.

Clézia informa que nesse mutirão foram feitas 1.520 fotografias para documentos, e emitidas 320 carteiras de trabalho, 449 CPFs e 458 RGs. Nos próximos dias 29 e 30, o mutirão vai atender as mulheres trabalhadoras de Maragogi e, ainda em dezembro, de Girau do Ponciano.

Crédito para mulheres

A gerente do BNB chamou a atenção para as palestras sobre crédito rural, especialmente o voltado para as mulheres trabalhadoras. “Foi importante orientar as agricultoras sobre a existência do Pronaf Mulher, uma linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, destinado à mulher trabalhadora rural. São recursos que podem ser aplicados no investimento para atividades agropecuárias, turismo rural, artesanato e outras atividades de interesse da mulher agricultora, com juros que variam de 1% ao ano à 6% ao ano”, esclarece.

Programa de Documentação

O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural é planejado e executado pelo MDA e Incra há três anos e conta com a parceria do Ministério do Trabalho, Banco do Nordeste, Instituto de Identificação, Caixa Econômica, Receita Federal, Ministério da previdência e Prefeituras Municipais, emitindo gratuitamente documentos civis e trabalhistas, promovendo ações educativas sobre a importância dos documentos, bem como o registro previdenciário, além de ações de saúde e serviço social.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos