Funcred e Guia apóiam criação de cooperativa no Vale do Paraíba

DivulgaçãoFuncred apóia criação da Coopevale

Funcred apóia criação da Coopevale

O Fundo de Microcrédito do Governo do Estado (Funcred) é um dos parceiros da Organização Não-Governamental (ONG) Guia (Grupo de Impulsão do Agro-negócio do Vale do Paraíba) na organização dos pequenos agricultores da região para a formação de uma cooperativa. A Coopevale/Alagoas – Cooperativa Regional dos Pequenos Agricultores Rurais do Vale do Paraíba se encontra em fase de formalização, mas já realizou a assembléia geral que elegeu a primeira diretoria e o conselho fiscal.

De acordo com o presidente do Guia, José Galba Rocha, a cooperativa tem como objetivo principal, criar canais de comercialização, incluindo os mercados interno e externo, além de organizar os pequenos produtores de inhame, leite, laranja-lima e outras culturas em busca de solução para os problemas enfrentados pelos mesmos em suas atividades agrícolas. Hoje, os agricultores da região do Vale do Paraíba enfrentam dificuldades com relação à comercialização, baixa produtividade e problemas fito-sanitários. “A idéia é fortalecer as associações como parceiras em cada comunidade”, reforça Galba Rocha.

A Coopevale nasce com 22 associados, mas a meta é reunir os cerca de 3 mil pequenos agricultores da região, que compreende sete municípios: Chã Preta, Mar Vermelho, Paulo Jacinto, Quebrangulo, Viçosa, Pindoba e Cajueiro. Para isso, o Guia vai desenvolver uma grande mobilização para impulsionar projetos de organização comunitária, por meio de parcerias com o Funcred, Sebrae, Seagri, secretarias municipais de Agricultura, BNB, Banco do Brasil e outras instituições.

Conforme informou a secretária gestora do Funcred, Genilda Leão, o Funcred já mantém convênio com o Guia, desde o ano passado, destinando crédito para incentivo à produção de inhame por parte dos pequenos agricultores do Vale do Paraíba. Com os recursos do Fundo, 500 pequenos agricultores são beneficiados com capacitação, apoio à comercialização, implantação de quatro unidades demonstrativas de inhame, além de investimentos na capacitação da culinária à base do tubérculo.

“A criação da cooperativa é mais um passo para o fortalecimento dos pequenos agricultores e a melhoria da renda familiar no campo, sendo fundamental como estratégia de atuação para o desenvolvimento da atividade agrícola na Zona da Mata”, afirmou a secretária.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos