Sete municípios de Alagoas decretam situação de emergência

A seca atinge o sertão alagoano e, até o momento, sete municípios já decretaram situação de emergência. À frente da coordenadoria da Defesa Civil, o tenente-coronel Antoney Freitas ainda espera receber outros decretos das prefeituras, que devem totalizar 20 municípios com dificuldades de abastecimento d’água.

Os primeiros sete relatórios entregues à Defesa Civil foram de Dois Riachos, Senador Rui Palmeira, Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, Mata Grande, Pão de Açúcar e Ouro Branco.

Os relatórios apontam o número de famílias prejudicadas e relata a dificuldade de cada município. “As prefeituras preenchem os documentos com a situação dos danos e encaminha para a Defesa Civil. Depois que damos o parecer técnico, o documento segue para Brasília e, a partir daí, os municípios ficam habilitados para receber recursos de programas do Governo Federal”, explicou Antoney Freitas.

Na última semana, a equipe da Defesa Civil fez uma visita às cidades mais prejudicadas, onde encontraram situações parecidas, de falta d’água em reservatórios, além de famílias muito pobres.

“Há meses não chove muito nesses municípios e o registro de altas temperaturas também agrava o problema. Até mesmo as últimas chuvas, não conseguiram encher os reservatórios, então o problema tende a continuar e atingir outras cidades”, finalizou o coordenador da Defesa Civil.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos