Novo incêndio na Rússia marca seqüência de hospitais queimados

AFPNo incêndio de ontem, vítimas ficaram presas no prédio, que tinha grades nas janelas

No incêndio de ontem, vítimas ficaram presas no prédio, que tinha grades nas janelas

Pelo menos nove pessoas morreram e outras 16 tiveram queimaduras e lesões em um incêndio em uma clínica psiquiátrica junto à cidade de Taiga, na região siberiana de Kemerovo, informou neste domingo (10) o Ministério da Rússia para Situações de Emergência. No sábado, um incêndio matou 45 mulheres que estavam internadas em uma clínica de reabilitação para usuários de droga, em Moscou.

O porta-voz regional desse ministério, Valeri Korchaguin, disse à agência de notícias Interfax que 223 pacientes se encontravam na clínica no momento do incêndio. Dez pessoas foram hospitalizadas — algumas delas tiveram fraturas, ao pular das janelas do prédio incendiado, que tem dois andares. O fogo começou pouco depois da meia noite, no horário local.

De acordo com as primeiras investigações, o incêndio pode ter sido provocado de maneira proposital por algum dos pacientes da clínica, onde recentemente havia sido instalado um sistema automático de alarme contra incêndios.

Korchaguin afirmou que os funcionários do hospital tentaram apagar o fogo sozinhos e, por isso, demoraram para chamar os bombeiros. “Eles só fizeram isso cerca de uma hora e meia depois que o fogo teve início”, disse o porta-voz à agência Associated Press.

Clínica de reabilitação

Esse foi o segundo incêndio com vítimas fatais em estabelecimentos médicos da Rússia em menos de 24 horas. No início da madrugada de sábado, horário local (por volta de 20h40 de sexta-feira, em Brasília), teve início um incêndio num hospital para tratamento de usuários de droga em Moscou. Também nesse caso, autoridades acreditam que o fogo pode ter sido proposital.

O fogo em Moscou matou 45 mulheres e deixou dez feridas, segundo o Ministério de Situações de Emergência. As vítimas estavam fechadas em quartos com grades nas janelas, o que dificultou o trabalho dos bombeiros. Elas morreram de asfixia pela queima de materiais plásticos que cobriam as portas.

A Rússia registra cerca de 18 mil mortes causadas por incêndio a cada ano, uma taxa considerada alta se comparada com a de outros países.

Fonte: G1

Veja Mais

Irã envia dezenas de drones para atacar Israel

Autoridades israelenses consideravam que ataque iraniano era iminente depois que o governo do Irã prometeu responder ao bombardeio israelense na embaixada do Irã na Síria, que matou comandantes da Guarda Revolucionária.

Deixe um comentário

Vídeos