10 alimentos ótimos para quem tem pressão alta

alimentos

A hipertensão é uma doença silenciosa, sabia? A não ser quando ocorrem complicações como o AVC ou o infarto, não dá para notar. A pressão alta atinge metade da população com mais de 60 anos. Por isso, é importante estar com os exames médicos em dia. Quando mais cedo o diagnóstico for feito, melhor. Mas, nem sempre remédios são necessários.

Segundo Bruna Mello, nutricionista e consultora do Bio Salgante, os riscos podem ser amenizados pelo tratamento não medicamentoso. É importante controlar o peso, com índice de massa corporal entre 18,5 e 24,9 Kg/m2, e a medida da circunferência da cintura inferior a 102 cm para homens e 88 cm para mulheres.

Confira 10 alimentos que podem colaborar no combate a hipertensão:

 

  • 1 – O alho aumenta a elasticidade dos vasos. O ideal é consumi-lo cru. Estudos comprovam que um dente de alho por dia é suficiente.
  • 2- A canela ajuda a reduzir o colesterol, e por sua vez, ajuda a baixar a pressão arterial. Uma porção de 2g/dia é o suficiente.
  • 3- A linhaça também pode ajudar. O ideal é consumir de uma a duas colheres de sopa da semente triturada por dia. Triture no momento do consumo ou guarde num pote escuro na geladeira por até 4 dias, para não oxidar.
  • 4 – O cacau é fonte de flavonóides que, entre as suas funções, promove relaxamento dos vasos sanguíneos. É recomendado consumir até 20g/dia de chocolate a partir de 70% de cacau.
  • 5 – O azeite de oliva estimula a produção de óxido nítrico (substância vasodilatadora). Uma colher de sopa por dia é suficiente. Opte pelo extra virgem, com acidez menor e com potes escuros.

Gostou das dicas? Tenha hábitos saudáveis. Seu estilo de vida hoje vai determinar a sua qualidade de vida amanhã. Pense nisso.

Fonte: Universo Jatobá

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos