Cinema pela Verdade estreia com o filme “Em Busca de Iara”

Quarta edição da Mostra exibe documentários sobre a ditadura civil-militar no Brasil

DivulgaçãoIara 4

Com o objetivo de debater os 30 anos da volta à democracia e as marcas da ditadura civil-militar no país, acontece nesta quinta-feira (25), a primeira sessão da Mostra Cinema pela Verdade, realizada no auditório da Faculdade Estácio/Fal, às 19h, em Jaraguá. O evento exibe documentários sobre o tema em universidades dos 27 Estados, com programação gratuita e aberta ao público.

Em Alagoas, o filme “Em Busca de Iara”, de Flávio Frederico, será a primeira atração seguido de outros três filmes selecionados: “Democracia em Preto e Branco”, de Pedro Asbeg, “Osvaldão”, de Vandré Fernandes, Ana Petta, Fábio Bardella e André Lorenz Micheles e “500 – Os bebês roubados pela Ditadura Argentina”, de Alexandre Valenti. As sessões seguem até o final de abril.

Após a exibição, é promovido um debates com acadêmicos, pesquisadores, ex-presos políticos, pessoas ligadas a movimentos sociais, culturais e de direitos humanos, além de participações especiais de diretores ou da equipe de produção dos filmes exibidos. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Nas três edições anteriores, a Mostra Cinema pela Verdade atingiu um público de 54.728 pessoas. Foram 12 filmes exibidos em 623 sessões por todo o país. Ao todo, 1.124 debatedores participaram em 605 debates realizados.

Promovido pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), com patrocínio do BNDES e apoio da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça, o Cinema Pela Verdade tem como objetivo fomentar a discussão em torno da Ditadura Civil-Militar, permitindo que toda a sociedade conheça o passado e dele extraia lições para o futuro.

ICEM

O ICEM é uma organização da Sociedade Civil de interesse Público (OSCIP), fundada em 2002. Nascido da bem sucedida experiência do projeto “Cinema em Movimento”, rede nacional de agentes culturais, organizada em torno da distribuição gratuita de filmes brasileiros. O ICEM atua em todas as 27 unidades da federação.

Luciana Boal, a vice-presidente do ICEM, em referência ao Cinema pela Verdade, ressalta a importância do Festival. “Por vivermos em um país em que 92% dos municípios não possuem salas de cinema, nós do ICEM acreditamos que projetos como o Cinema pela Verdade são fundamentais para dar mais acesso à produção nacional. E ter as universidades como palco dessas sessões é investir na formação de um público crítico e articulado”, disse Luciana. 

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos