Artista plástico Heway Verçosa estreia “Ser Isto” na Pinacoteca de Alagoas

Artista alagoano realiza sua segunda exposição individual. Coletânea reúne 50 obras que exploram a visão do artista sobre a condição humana.

Ser isto é a segunda exposição solo do artista alagoano, Heway Verçosa, a primeira no espaço cultural da Pinacoteca de Alagoas. Composta de pinturas em tecido e papel, desenhos, grafismos e experimentações em fotografia, apresenta também uma instalação elaborada por meio de esculturas de arame e barro. A mostra apresenta o processo de criação do artista em constante mutação.

Nessa mostra, Verçosa utiliza variados tipos de materiais para criar sua obra; papéis de descarte, tecidos crus e tipos variados de tintas, por exemplo, geram trabalhos de pintura e experimentações com interferências intrigantes que reelaboram essas superfícies. Materiais simples são reinventados de modo inquieto e imprevisível. Para o artista, qualquer material pode se transformar em obra de arte.

É sobre a condição de existir em conflito perpétuo, delimitada pela fragilidade da própria existência, que se afirma o conteúdo de Ser Isto. Conforme sua curadora, Karla Melanias, não é preciso aprofundar o olhar para encontrar uma interseção entre o mundo interior e exterior esboçada nesse trabalho e que se desfaz de aprisionamentos técnicos ou estilísticos.

Para Karla Melanias, o artista expõe um universo interno em conflito e que potencializa o questionamento e a liberdade inventiva como força vital dessa obra.

A exposição reúne em dois salões e um hall de entrada uma coletânea de obras do jovem artista, com cerca de 50 trabalhos, cujo tema central é a condição humana como poética em constante processo artístico.

O artista

Heway Verçosa, natural de Boca da Mata, tem 25 anos e desde 2009 se lançou como artista visual. Seu percurso nas artes teve inicio ao participar da Mostra de Artistas Alagoanos promovida pela Fundação Pierre Chalita. A partir deste momento, estava definido que sua vida seria permeada de arte. No ano seguinte já realizava uma mostra individual no Centro SESI Cultural, intitulada “Dentro dos meus olhos”, de cunho experimental.

Em suas obras há um mix de referências, que permeadas por suas fortes raízes nordestinas, apresenta um olhar diferenciado sobre sentimentos, afetividades e a psique humana – temas estes, sempre presentes – retratada em suas obras.

Mixando técnicas de pintura e explorando vários suportes, Verçosa destaca-se como nome promissor no cenário alagoano, seja por seu olhar visceral quanto pela rapidez com que tem amadurecido suas obras. Seus desenhos e ilustrações têm chamado a atenção inclusive fora do Convite da exposição “Ser Isto” por Heway estado, o artista foi finalista em 2013 no projeto paulistano Movimento HotSpot, que visa a disseminação da criatividade no território nacional.

Neste mesmo ano, o artista realizou a exposição individual, denominada “Entre Aspas”, na galeria do Sesc Centro, em Maceió. Como indicativo da aceitação que suas criações possuem, algumas de suas telas foram escolhidas para integrar projetos de decoração do arquiteto Lúcio Moura e estiveram expostas em ambientes tão diversos quanto a CasaCor, o restaurante Divina Gula e a v|b Artefacto.

Seu trabalho já foi retratado em diversos veículos alagoanos, como o Jornal Tribuna Independente, a Gazeta de Alagoas, O Jornal e as revistas Graciliano, S.Mag., Sindvest – Casa da Indústria e as digitais, Vitrola & Jeans e Brainstorm, que tem abrangência nacional.

Heway Verçosa apresenta seu portfólio digital em redes sociais e no endereço Heway Verçosa Artwork

Exposição: Ser Isto

Onde: Pinacoteca – Pç. Visconde de Sinimbu, 206, 1º piso, Poço

Quando: 16 de Abril a 29 de Maio de 2015

Visitação: Seg a Sex das 8h às 18h / Sábado das 09h às 13h

Entrada: Gratuita.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos