Imprensa Oficial Graciliano Ramos lança o livro de poesia e prosa Tartamudeios, de Marcus Vinicius

Fruto do Programa de Incentivo à Cultura Literária (PICL) 2014, a obra do escritor alagoano, que marca a sua estreia na literatura, terá lançamento no dia 8 de abril, às 20h, no restaurante Fidel, na Jatiúca

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos lança, no dia 8 de abril (quarta-feira), a partir das 20h, no restaurante Fidel Cozinha Boêmia (Jatiúca), o livro Tartamudeios, de Marcus Vinicius. Selecionada através do edital do Programa de Incentivo à Cultura Literária (PICL) de 2014, a obra foi uma das 11 contempladas pelo edital, cujo objetivo é fomentar a literatura no Estado. Na noite de lançamento, o autor estará presente para sessão de autógrafos. O evento é aberto ao público.

O livro contém 43 textos, entre poemas e textos em prosa. “Sinônimo de gaguejos, o título vem de algo que me entala o peito há cerca de 20 anos. Atravessei os mais diversos momentos por conta da minha situação de gago – tenho das memórias dolorosas às mais engraçadas. Por ser um tema que sempre me (pre)ocupou no dia-a-dia, não me parecia ser um esforço escrever sobre – e foi por ele que iniciei os escritos (por despretensiosa recomendação de uma amiga, Belmira – que, inclusive, escreveu a orelha do livro). Não se trata, entretanto, de um livro que aborda apenas essa temática: tendo a acreditar que ela apenas me serviu de pólvora para todo o mais”, explica o autor, que nasceu em Maceió, graduou-se em Ciências Sociais e cursa Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas.

Para a autora da orelha do livro, a professora universitária e escritora Belmira Magalhães, “Marcus Vinicius desde cedo se fez plural, perseguindo o entendimento de si e do mundo. Tartamudeios é a primeira expressão dessa busca de sempre. Seu autor é iniciante nas publicações, mas experiente no traquejo com a linguagem escrita, nas diversas áreas em que atua. A poesia se faz sociologia quando tem o cotidiano como princípio e fim, e a sociologia se faz muito melhor quando consegue emergir da sensibilidade de um poeta para buscar explicações que, em grande parte, só os poetas são capazes de perceber”, escreveu.

Para Marcus, que faz sua estreia como escritor, o livro traz um sentimento de exposição jamais experimentado: “A sensação primeira que me bate, por versar sobre assuntos tão corriqueiros, e íntimos, é de estar exposto como nunca. E mesmo que não me considere uma pessoa reclusa, sinto-me encabulado por trazer ao papel coisas que me significam, ou significaram, mas não necessariamente serão grandes para outras pessoas – essa talvez seja uma das mais instigantes dúvidas que despontam no processo de escrever”, revela.

Além de Tartamudeios, o PICL também contemplou no edital de 2014 outras 10 obras: Agrafia (Isaac Bugarim), Apuê (Sérgio Prado Moura), Sonetos impuros (Fernando Fiúza), Monocromático (Gabriela Hollanda), Japson Almeida – fragmentos de um olhar (organizado pela família do fotógrafo Japson Almeida), Horrores (Luciano José), Não conte comigo (Débora de Omena), Pelos poros e pequenos apelos (Magno Almeida), Simbiose poética (Lucas Cavalcanti Maia) e Quem tabelar com Toni ganha um fusca (Mateus Magalhães).

 

SERVIÇO

Lançamento de Tartamudeios, de Marcus Vinicius

Data: 8 de abril, às 20h

Local: restaurante Fidel Cozinha Boêmia (Av. Engenheiro Paulo Brandão Nogueira, 27, Jatiúca

Aberto ao público

Onde encontrar: no evento de lançamento e, após, nos pontos de venda da Imprensa Oficial Graciliano Ramos (ver no site www.imprensaoficial.al)

Preço do livro: R$ 20

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos