Universitário lança livro com versos em cordel

DivulgaçãoCordel

Cordel

O estudante do curso de Letras do Campus V da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Cícero Manoel de Lima Alves, lançou, este mês, a obra “Versos de um cordelista”, publicada pela Editora Viva. O livro recebeu financiamento da Uneal, por meio do programa de auxílio-estudante, previsto no orçamento da instituição.

Com 24 anos de idade, Cícero Manoel estuda, leciona e se dedica à literatura. Este é o primeiro livro que publica. O jovem lembra que desde os dez anos de idade escreve, mas somente aos 16 descobriu a literatura de cordel. Desde então, se apaixonou pelo gênero e tem se dedicado ao aperfeiçoamento dos versos.

A vida no interior, o sertão e os “causos” permeiam a obra do jovem escritor. A paixão pela manifestação artística típica do Nordeste é revelada na sua poesia:

“O Cordel é uma arte Que muito me contagia,

Desta arte faço parte

Com prazer e alegria,

Comecei de menininho

Aprendi fazer sozinho”

A ideia de reunir as rimas em um livro surgiu durante a apresentação de um seminário para a disciplina Teoria da Literatura I, ministrada pelo reitor e professor Jairo Campos.

“Eu tento manter viva a literatura de cordel que está cada vez mais extinta. Tento resgatar essa cultura e não deixá-la morrer”, lembra o poeta.

O reitor Jairo Campos destacou o perfil multifacetado de Cícero Manoel e seu talento literário. Além de escrever os cordéis, o escritor desenhou as xilogravuras que ilustram a publicação e participou de todas as fases do projeto, da edição até a divulgação do trabalho.

“No mundo de hoje, com tantos jovens desinteressados pela arte, pessoas sensíveis, com capacidade criadora, empreendedoras, merecem ser reconhecidas”, disse Campos.

A publicação do livro só foi possível por causa das políticas institucionais que incentivam a comunicação acadêmica a divulgar suas iniciativas. No caso do Cícero Manoel, o auxílio-estudante financiou a concretização do sonho do jovem.

“Este é mais um livro de graduandos da Uneal que tem esse financiamento. As dificuldades são grandes, mas o apoio cultural faz toda a diferença para a nossa Universidade”, explicou Campos.

O livro “Versos de um cordelista” pode ser adquirido a R$ 20, no Campus V da Uneal, em União dos Palmares, com o próprio autor.

 

Fonte: Divulgação

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos