As declarações do secretário de Defesa Social e Ressocialização, Alfredo Gaspar de Mendonça, sobre o número de assaltos a bancos repercutiram nesta quinta-feira (9) no Sindicato dos Bancários de Alagoas.
De acordo com a Diretoria de Comunicação do Sindicato dos Bancários, os números dos assaltos e arrombamentos a bancos em Alagoas, divulgados pela Sedres não correspondem à realidade.
Em um relatório enviado à imprensa, o Sindicato dos Bancários afirma ter registrado somente este ano, 17 ataques a bancos em Alagoas, incluindo: assaltos envolvendo pessoas; arrombamentos; explosões e tentativa. Já a Sedres registrou cinco assaltos, conforme informações do Núcleo de Estatística.
O Núcleo de Estatística da Secretaria de Defesa Social contabilizou 24 arrombamentos com explosivos em 2014 contra cinco este ano; Ações criminosas ou assaltos a correspondentes bancários foram 37, em 2014; e 21, no mesmo período de 2015; Roubos a banco foram três, em 2014; e quatro em 2015 – contando com o de Coruripe, na quarta-feira.
O sindicato rebateu ainda as declarações do secretário, que afirmou não ter recebido nenhum ofício da categoria solicitando uma reunião. Os bancários garantem que foi enviado um ofício, protocolado na secretaria, no dia 24 de abril, às 15h, conforme imagem abaixo.