Futebol, literatura e música no Fidel

O livro de estreia de Mateus Magalhães reúne cerca de trinta crônicas de futebol, que transitam da ficção ao espetáculo da realidade.

LivroO estudante de jornalismo de dezoito anos recém completos vai lançar “Quem tabelar com Toni ganha um fusca” no restaurante Fidel Cozinha Boêmia, no bairro do Prado, a partir das 20h do dia 23 de julho, a próxima quinta-feira. Os músicos Bruno Berle e Lucas Marques, da promissora banda alagoana Troco em Bala, Eduardo Pereira, Fellipe Pereira, o Chase, Filipe Barros, Igor Cavalcante, Ítallo França, da arapiraquense Alfabeto Numérico, e Nunes, de Santa Cruz do Capibaribe, se encarregarão de fazer o som.
Mateus, ao melhor estilo Nelson Rodrigues e Eduardo Galeano, usa o futebol, seus melindres e suas manhas para falar do mundo. Ele, como gosta de dizer, enxerga o futebol como o espelho em pequena escala da vida. Desde muito cedo, seu relacionamento com a escrita deu bons frutos. Mas foi aos quinze anos que, ao lado de grandes amigos que conhecera na internet, decidiu montar um blog sobre futebol, que foi batizado de Toca e Passa e lhe rendeu bons escritos, alguns até presentes no livro, aprendizado e reconhecimento. Seus textos sempre tiveram uma pegada diferente dos demais, ficcionista nato, Mateus sempre gostou de criar outros universos, cheios de campos de várzea, dribles desconcertantes e anti-heróis mitológicos.
A ideia de lançar o livro partiu de Tainan Costa Canário, respeitado escritor e poeta, que, ao ficar sabendo da abertura do edital do Programa de Incentivo à Cultura Literária da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, prêmio que ganhara duas vezes, correu para mandar Mateus organizar seus textos, batizá-los sob um nome e inscrevê-los. O resultado não podia ser melhor: ele foi um dos onze premiados, em quase quarenta obras inscritas. Sobre o livro, Tainan, que assina o prefácio, diz que “este é um livro raro, renovador, escrito por alguém capaz de atingir com perspicácia e talento a arterial primordial: para além das séries e divisões, por cima das copas, títulos e brasões”.
O músico Vitor Pirralho, admirador do trabalho do cronista há um bom tempo, falou sobre a obra: “o livro é fruto de uma merecida premiação, que premia não só o autor, mas brinda também, com um lançamento de primeira, os leitores que terão a satisfação de acompanhar o cabeça de uma nova fase da crônica esportiva alagoana – e com mais algumas “partidas”, não hesito em dizer, da crônica nacional”. E ele ainda completa, brincando com o título do livro: “pois bem, quem tabelar com Mateus ganha uma obra-prima”.
SERVIÇO: Lançamento do livro “Quem tabelar com Toni ganha um fusca”, pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos
AUTOR: Mateus Magalhães
VALOR: R$ 30,00
ONDE: No Fidel Cozinha Boêmia, rua Sargento Jayme Pantaleão, 291, Prado, Maceió-AL
QUANDO: Quinta-feira, 23 de julho, a partir das 20h
CONTATOS: 9 8736-7904/ 3235-4306

Fonte: Maurício Gonçalves

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos