Correios sedia exposição dos 60 anos do Gogó da Ema

AssessoriaCorreios sedia exposição dos 60 anos do Gogó da Ema

Correios sedia exposição dos 60 anos do Gogó da Ema

Está em cartaz, até o dia 14/08, no Cantinho Cultural dos Correios em Maceió, a mostra de fotografias em alusão aos 60 anos do Gogó da Ema – o coqueiro símbolo da orla da cidade. Sob a curadoria do historiador José Bilu, a exposição traz também textos e registros de fatos históricos da frondosa árvore – inclusive, no período de sua queda.

Bilu destaca que o evento é uma homenagem a essa significativa passagem de tempo: “A exposição tem fotos, poesias que retratam o coqueiro; painéis e recortes de jornais antigos, sobre o coqueiro, que era atração de Maceió: é praticamente uma lembrança e cultura é muito difícil de fazer hoje em dia”.

Segundo contam os historiadores, o coqueiro foi plantado por dona Constança Araújo, no século XIX, no sítio Ponta Verde. “Temos fotos de autoridades posando para fotos no local e muitos turistas vinham de fora para conhecer”, observa. “Para se ter ideia, o Gogó da Ema era tão importante para a história de Maceió, que o pessoal hoje vai ao shopping e naquela época ia para a praia para fazer piqueniques, fotografias e lazer; era um ponto de referência da cidade. Era o local dos encontros entre namorados, que deixavam suas iniciais na árvore; de lá se observava, a lua cheia; um espetáculo visual dos mais encantadores”, finaliza Bilu.

O Cantinho Cultural dos Correios é aberto para a visitação de segunda a sexta-feira, das 09 às 17h, no hall da Agência Central, situado na Rua do Sol – Centro de Maceió.

 

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos