“Concerto de Ispinho e Fulô” – Patativa do Assaré: um abraço e um bordado

Divulgação5ispinhofulo_creditoAlecioCezar_divulgacao

Os Correios apresentam Concerto de Ispinho e Fulô – Patativa do Assaré: um abraço e um bordado. Concebido pela premiada Cia do Tijolo (SP), o espetáculo está percorrendo sete estados e 13 cidades brasileiras com o propósito de disseminar a inigualável obra do poeta Patativa do Assaré, construindo assim uma espécie de cartografia literária afetiva do sertão.

O circuito nacional da Cia do Tijolo já passou pelo Ceará, Paraíba e Pernambuco. A quarta etapa é no estado de Alagoas, no período de 3 a 8 de agosto, momento em que o poeta Patativa do Assaré presta homenagem ao escritor alagoano Graciliano Ramos.

Nos dias 4 e 5 de agosto Maceió recebe o “Concerto de Ispinho e Fulô” na Escola Técnica de Artes (ETA/UFAL). A Cia do Tijolo também ministra Workshop de Dramaturgia no dia 3 de agosto também na ETA/UFAL, no qual propõe o diálogo e a troca de experiências com atores e artistas locais.

Em seguida a caravana do Tijolo pega estrada rumo a Palmeira dos Índios e apresenta o espetáculo nos dias 7 e 8 de agosto na terra de Graciliano Ramos, autor de um das mais importantes obras da literatura brasileira – “Vidas Secas”.

Todas as atividades têm entrada franca e a classificação é de 14 anos.

UM ENCONTRO DE INFINITOS ABRAÇOS

“Concerto de Ispinho e Fulô” é um espetáculo que fala sobre o Brasil, sobre a nossa identidade brasileira, sobre o Brasil urbano e rural. O ponto de partida é a vida e obra poética de Patativa do Assaré, conhecido como “poeta matuto”, mas reconhecidamente um dos poetas mais importantes do país. Patativa fez de sua palavra “ave poesia” pra falar da seca, da miséria, das belezas e dores do homem do sertão. O poeta falou da sua terra local pra falar das dores universais. Da sua poesia “matuta” – escrita no dialeto do sertanejo – teceu um retrato profundo de uma parte do Brasil.

Patativa foi também um brincante da palavra, que deu forma visível às belezas e misérias do Cariri. Na dramaturgia construída pela Cia. do Tijolo, o poeta está na sua casa, e é dali que fala e recita poesia, fala dos seus dramas e alegria. E é dali que abraça e presta homenagem a vários outros artistas que também ajudaram o Brasil a pensar o sertão e a construir parte da nossa identidade nacional.

Patativa abraça o sertão metafísico de Guimarães Rosa; abraça os tantos severinos de João Cabral de Melo Neto; abraça os repentes de Zé da Luz e Zé Limeira; abraça o sertão duro e mítico de Euclides da Cunha.

Nas terras de Alagoas, Patativa abraça e canta a prosa crua e seca do mestre Graciliano Ramos, de Fabiano, Sinhá Vitória e da cachorra Baleia.

O espetáculo presta homenagem maior ao pedagogo Paulo Freire – ele criou o método de ensino popular que tem tudo a ver como a forma que se instruiu o poeta Patativa: vendo as coisas do entorno, formando seu conhecimento com as coisas da sua terra – daquilo que podia ver, ouvir e tocar.

Desse modo, Concerto de Ispinho e Fulô faz uso da poesia para criar e desconstruir, ensinando o público a olhar para si mesmo de outras formas, olhar para a sua origem, cosendo e descosendo identidades, exercitando a liberdade, e conhecendo um pouco mais da história do país.

O espetáculo é um “concerto musical” – encenado e cantado por meio de músicas de compositores brasileiros, como Luiz Gonzaga, Hermínio Bello de Carvalho e Nelson Cavaquinho, além de composições próprias da Cia do Tijolo, assinadas pelo músico e compositor Jonathan Silva.

Ganhador do Prêmio Shell 2009 na categoria Música e do Prêmio CPT 2009 na categoria Projeto Sonoro, Concerto de Ispinho e Fulô traz na sua bagagem a incrível marca de 200 apresentações em mais de 60 cidades do Brasil e algumas do exterior, sendo visto por cerca de 40 mil pessoas.

CIRCULAÇÃO

Com patrocínio dos Correios, Concerto de Ispinho e Fulô realizará uma circulação em nível nacional, percorrendo sete estados e 13 cidades brasileiras – sempre visitando uma capital e uma cidade de pequeno porte, cuja história dialogue com temáticas mobilizadas pelo espetáculo.

Serão 30 apresentações gratuitas, seguidas de workshops e bate papos, com o objetivo é descentralizar a oferta cultural do país, divulgando a poesia de Patativa para um público direto aproximado de seis mil pessoas.

O formato da circulação foi idealizado pela Cia. do Tijolo para percorrer fisicamente os caminhos que Patativa do Assaré percorre em seu percurso dramatúrgico. O estado da Alagoas é a quarta etapa do circuito, e traz como tema “Patativa abraça Graciliano Ramos”. As apresentações acontecem primeiro em Maceió e depois em Palmeira dos Índios.

“Na busca de querer saber quem nós somos, ‘Concerto de Ispinho e Fulô’ é uma preciosa ajuda”. (Trecho da crítica de Barbara Heliodora. Em: O Globo, 27/04/2012).

WORKSHOPS E OFICINAS

Em cada estado, além das apresentações do Concerto de Ispinho e Fulô, haverá encontros com grupos da região, intercâmbios para troca de experiências, workshops de dramaturgia nas capitais e debates com temas específicos em todos os locais de apresentação.

Essas atividades fazem parte do processo de produção do conhecimento da Cia. do Tijolo, que sempre busca dialogar com os artistas locais, construindo novas redes, processos e espaços de criação coletiva.

Em Alagoas, acontece o Workshop de dramaturgia no dia 3 de julho, em Maceió, na Escola Técnica de Artes da UFAL – Sala Preta, das 14h às 18h, com entrada franca.

VÍDEOS

Conceito: https://www.youtube.com/watch?v=f9JO7PWZYHo

Trechos do espetáculo: https://www.youtube.com/watch?v=ea_OAhJkPe0

REALIZAÇÃO

A circulação nacional do “Concerto de Ispinho e Fulô – Patativa do Assaré: um abraço e um bordado” conta com a coordenação geral das empresas EmCartaz Empreendimentos Culturais e Spiral Criativa, ambas do Rio de Janeiro e integrantes da Incubadora Rio Criativo.

FICHA TÉCNICA

Direção Rogério Tarifa

Direção Musical William Guedes

Dramaturgia Cia do Tijolo

Supervisão Dramatúrgica Iná Camargo

Atores Dinho Lima Flor, Fabiana Barbosa, Rodrigo Mercadante, Karen Menatti, Thaís Pimpão

Atriz convidada Cris Raséc

Músicos Jonathan Silva, Aloísio Oliver, Maurício Damasceno

Músico convidado Anderson Areias, Marcos Coin

Composições Jonathan Silva, Dinho Lima Flor

Figurino e Cenografia Silvana Marcondes e Cia do Tijolo

Consciência Corporal Érika Moura

Coreografia Jorge Garcia

Iluminação Fábio Retti

Comunicação Visual Fábio Viana

Edição de material gráfico Fernando Alax

Fotografia e Cenotecnia Alécio Cézar

Assessoria de Imprensa Breno Procópio – Diversa Cultural

Produção e Realização Cia do Tijolo, EmCartaz Empreendimentos Culturais e Spiral Criativa

Gestão e administração EmCartaz Empreendimentos Culturais e Spiral Criativa

SERVIÇO

ALAGOAS  – Patativa abraça Graciliano Ramos

3 a 8 de agosto

Maceió

Quando: Dia 4 e 5 de agosto (terça e quarta)

Onde: ETA-Escola Técnica de Artes da UFAL – Sala Preta.

Endereço: Pça. Sinimbú, 206, Centro

Tel. de informações: (82) 3214-1614

Que horas: 19:30

Quanto: ENTRADA GRATUITA

Workshop de dramaturgia com a Cia do Tijolo

Quando: dia 3 de agosto (segunda-feira)

Onde: ETA-Escola Técnica de Artes da UFAL – Sala Preta.

Endereço: Pça. Sinimbú, 206, Centro

Tel. de informações: (82) 3214-1614

Que horas: 14h às 18h

Quanto: ENTRADA GRATUITA – inscrições na hora no local

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos