Com 90 artistas em palco, Irina Costa apresenta concerto “O Mar Fala de Mim” nesta quinta (6) no Deodoro

Acompanhada de quase 90 artistas, a cantora Irina Costa leva ao palco do Teatro Deodoro, nesta quinta-feira (6/8), a versão concerto de seu show “O Mar Fala de Mim”. Em uma superprodução que conta com a participação da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas, do Coral do Cesmac e de sua banda, Irina promete uma roupagem ainda mais grandiosa ao repertório apresentado ano passado no espetáculo de estreia, no qual o mar é cantado por composições que vão de Madredeus a Caetano Veloso, passando por Dorival Caymmi, Ennio Morricone e compositores alagoanos como Sóstenes Lima e Benedito Pontes.

Divulgaçãounnamed

“Apesar de termos mantido o mesmo repertório, o resultado é um show completamente diferente — e, garanto, ainda mais emocionante”, diz Irina. “Ano passado havíamos contado com uma miniorquestra, mas, agora, com a orquestra completa, o espetáculo ganhou uma proporção nunca antes apresentada em Maceió. Para a orquestra, outra característica inédita é o fato de trabalharem o cancioneiro popular, em vez do tradicional erudito, o que abre inúmeras possibilidades”, afirma.

Além do grande número de músicos envolvido no palco e da direção musical de Willbert Filho, um time de experts participa da produção, como Alina Amaral, estilista alagoana responsável pelo stylist de artistas como Elba Ramalho e Daniela Mercury; Alice Jardim, cuidando do cenário audiovisual, e as bailarinas do Projeto Inaê-Ará Funfun Ómanjere, Laís Tavares e Flavia Pereira.
O concerto do desta quinta-feira marca ainda o pré-lançamento do DVD “O Mar Fala de Mim”.

Sobre “O Mar Fala de Mim”

Com o concerto ‘O Mar Fala de Mim’, Irina Costa propõe-se cantar o mar. Não apenas o “mar português”, que o poeta Fernando Pessoa exaltou, mas o mar travessia que a trouxe de outro continente e a fez assentar a sua vida num chão brasileiro/nordestino, irrigado pelo mar que Dorival Caymmi e tantas outras vozes cantaram e cantam ainda, suas imagens encharcadas de alegrias e tristezas, que fazem do partir um eterno regressar. “É um show que conta um pouco de minha história, que sempre esteve ligada ao mar”, conta Irina. “Nasci em Angola e, em 1975, fugindo da guerra, atravessei o oceano com minha família para vir buscar morada em Alagoas. O mar fala de mim, fala de ti, fala de nós”, diz.

Sobre Irina Costa
Irina Costa é portuguesa, nascida em Angola, em 1975. Chegou ao Brasil ainda criança. Mora desde então na cidade de Maceió, no Estado de Alagoas. Formada em Direito e Psicologia; exercendo as funções de Analista Judiciário do Tribuna de Justiça de Alagoas.
Em 2002 rendeu-se à paixão pela música e fez a sua primeira apresentação pública, o show intitulado “Meu primeiro canto”, numa proposta de releitura do fado acompanhada por músicosbrasileiros. Além de cantar as suas raízes tem-se dedicado também à música produzida pela terra que a acolheu e se constitui pedra fundamental da sua identidade híbrida.
Representou o BRASIL e ALAGOAS, duas vezes, no LUSAVOX (concurso da RTPi e das Comunidades Portuguesas pelo Mundo transmitido para mais de 141 países), VENCENDO a 2ªedição, escolhida pelo público, com a música “O Cravo e a Rosa” do cantor e compositor alagoano Sóstenes Lima. Na primeira edição, levou ao festival a música “Valsinha de Esquinas” docompositor e cantor alagoano Mácleim e, em razão do mesmo evento, foi convidada para o programa “Praça da Alegria” da RTP (Televisão Portuguesa).
Foi eleita três vezes consecutivas (2008 a 2010) pelo Prêmio Espia: duas como melhor cantora do ano e uma como melhor espetáculo musical do ano “Irinavegar”; em 2007.
Em novembro de 2013 apresentou-se em Macau no Venetian Theatre e no Clube Militar Português, em razão dos LusoTalentos 2013, com o Projeto INÉDITO Fado-GuZheng ao lado dasMusicistas Sissy Zhou (GuZheng – França) e Andréa Teixeira (Piano – Brasil).
Em Abril de 2014, a convite do Ministério dos Negócios Estrangeiros, apresentou-se em Paris e em Lyon, ao lado da Pianista Andréa Teixeira em razão das comemorações dos 40 anos do25 de abril (Revolução dos Cravos).
Em maio de 2014, a convite da RTP, participou do Programa de TV “Portugal no Coração”.
Em Outubro de 2014, num projeto inédito em Maceió, estreou o espetáculo “O mar fala de mim” com banda, orquestra e coral, no Teatro Deodoro, com quase 50 músicos em palco.

FICHA TÉCNICA:

Roteiro e direção artística: Irina Costa
Arranjos e Direção Musical: Willbert Fialho
Maestro: Luiz Martins
Pesquisa fotográfica: Kadú Fonseca
Argumento e pesquisa: Gabriela Costa
Direção de palco: Arnaud Borges
Iluminação e protejo de luz : Edner Careca
Sonorização: Márcio Brebal
Cenário audiovisual: Alice Jardim
Design e arte gráfica: Nivaldo Vasconcelos/Estúdio Atroá
Bailarinas do Projeto Inaê- Ará Funfun Ómanjere: Lais Tavares e Flavia Pereira
Fotografia oficial (show): Mônica Guimarães
Figurino: Alina Amaral

Produção: Irinavegar Produções e Mistureba Music
Direção geral de Produção: Irina Costa

Serviço
Espetáculo “O mar fala de mim”, de Irina Costa
Quando: quinta-feira (6)
Horário: 20h
Onde: Teatro Deodoro, no Centro de Maceió
Ingresso: R$ 40 (inteira), R$ 20 (meia)
Mais informações: (82) 3315-5656

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos