Giro dos Folguedos homenageia mês das tradições populares

Uma programação mais que especial garante luz, palco e muitos aplausos para os artistas que mantém viva as tradições populares do maceioense. Nesse mês de agosto, o projeto Giro dos Folguedos chega a sua 13ª edição com uma agenda de 100 apresentações e 30 grupos participantes, que desfilarão as cores, sons e ritmos da nossa cultura por diversos bairros.

As exibições começam no próximo sábado, 8 de agosto, e seguem até o final do mês, sempre nas tardes de sábado. Nesta 13ª edição o projeto realizado Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

A programação reúne grupos de Fandango, Baianas, Taieiras, Guerreiros, Bumba Meu Boi, Pastoril, Maracatus, Afoxés, Bandas de Pífano, Maculelê, Coco de Roda, Capoeira e Xaxado.

Fandango do Pontal é uma das mais tradicionais manifestações populares de Maceió. Foto: Keyler Simões/ Ascom FMAC

Fandango do Pontal é uma das mais tradicionais manifestações populares de Maceió. Foto: Keyler Simões/ FMAC

As apresentações acontecerão em seis bairros contemplando comunidades de diferentes Regiões Administrativas. Dia 8, a abertura da ação acontece às 15h30, na Praça do Conjunto Osman Loureiro, no Clima Bom, e às 16h, na Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes. No sábado, 15, é a vez das comunidades da Ponta Grossa e Pontal da Barra assistirem a mostra da cultura popular; nos dias 22 e 29 o Giro acontece na orla de Pajuçara e Ponta Verde.

O projeto Giro dos Folguedos já se consagrou como importante palco para a cultura popular produzida em Maceió e Alagoas. Além de dar visibilidade aos grupos, fazendo-os vistos tanto por turistas quanto pela própria comunidade, tendo esta a possibilidade de reconhecer a si própria ou a suas memórias a cada apresentação, o Giro promove ainda a integração dos grupos e de seus integrantes proporcionando uma importante troca de saberes entre as diferentes manifestações e entre as diferentes gerações de mestres e brincantes.

Segundo o diretor de Produção Cultural da FMAC, Keyler Simões, a renovação entre os integrantes dos grupos é perceptível. “Se avaliarmos a composição dos grupos no período de janeiro de 2013, quando realizamos a primeira edição do Giro, até hoje verificaremos facilmente a entrada de jovens e até mesmo crianças nas brincadeiras; e essa renovação sem dúvida colaborará para manter viva as nossas tradições”, comemora o diretor.

Cultura afro-brasileira tem espaço garantido no Giro dos Folguedos. Foto: Acervo FMAC

Cultura afro-brasileira tem espaço garantido no Giro dos Folguedos. Foto: Panan Filmes

Confira a programação de abertura do Giro dos Folguedos:

Dia 8 de agosto

Praça do Osman Loureiro, Clima Bom, às 15h30

Fandango do Pontal
Baianas Flor do Bairro
Grupo Arafunfun Omanjerê
Taieiras Alagoanas da Faculdade da Terceira Idade
Guerreiro São Pedro Alagoano
Baianas Mensageiras de Santa Luzia
Banda de Pífanos Flor do Nordeste
Guerreiro Campeão do Trenado
Maracatu do Grupo de Folguedos e Danças Pedro Teixeira
Boi Águia Dourada

Praça Padre Cícero, Benedito Bentes, às 16h

Baianas do Grupo Folclórico Ganga Zumba
Boi Anaconda
Guerreiro Vencedor Alagoano
Afoxé Odo Yá
Maracatu Baque Alagoano
Pastoril Estrela de Belém
Banda de Pífanos Fulô da Chicaboa
Maculelê Yá Capoeira
Guerreiro Mensageiros de Padre Cícero
Boi Tigre

Fonte: Clarissa Veiga/ Ascom FMAC

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos