Orquestra revive magia das gafieiras em espetáculo no Teatro Deodoro

O Teatro Deodoro se rende a malandragem cheia de elegância das gafieiras e entrega seu palco para uma noite inesquecível regada a talento e muitas surpresas. Se em um típico salão de gafieira o dançarino conduz sua dama num ritmo malandro e cheio de graça, no mais tradicional palco das artes alagoanas é a orquestra Gafieira Cai Dentro que ditará o compasso da diversão na próxima quarta-feira, 12 de agosto, às 19h30.

Com o show A Volta da Gafieira, o grupo ameaça arrancar o público das cadeiras sob golpes musicais afinados nas cordas que soam ao lado de um poderoso naipe de metais.

A trupe sobe ao palco com 15 integrantes e promete um espetáculo capaz de rememorar as noites típicas dos salões de dança populares no final do século XIX e início do século XX. Mas se você, assim como a maioria dos componentes da orquestra, nasceu bem depois desse período, não desanime, a gafieira vai te conquistar também.

No repertório, a Gafieira Cai Dentro traz releituras bem arranjadas para clássicos como Santa Morena, de Jacob do Bandolim; Aceitei no Milhar, de Moreira da Silva; O Mundo é um Moinho, de Cartola; A Voz do Morro, de Zé Keti; e a especialíssima Cobra Ensopada, uma homenagem a Juvenal Lopes, que apesar de nascido carioca, é filho de alagoanos e por aqui passou bons anos cantando inclusive o cotidiano de Maceió e Alagoas.

O diretor do espetáculo, Bruno Palagani, que também assina o cavaco e o bandolim na orquestra, destaca que o espetáculo quer resgatar o gosto pela gafieira como estilo de música e de dança. “Queremos que o público viva no show a magia daquela época e para isso cuidamos de cada detalhe; do repertório ao figurino, passando pela coreografia dos dançarinos e pela composição dos cenários”, explica.

“A noite contará com participações muito especiais, eu diria que até inesperadas, mas para saber mais sobre elas você vai ter que ir lá conferir”, anuncia o líder do grupo. A “Volta da Gafieira” tem direção artística de José Márcio Passos e coreografias de Wallisson Melquisedec. A produção musical traz a assinatura de Willbert Fialho.

A apresentação integra o calendário do projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato. A orquestra Gafieira Cai Dentro surgiu em 2013 como extensão do Trio Cai Dentro, consagrado grupo de chorinho e música instrumental, que desde 2008 atua na cena musical alagoana. A ideia que fundamenta o nascimento da orquestra é o ideal de promover o samba de gafieira e fomentar a dança de salão.

Em janeiro de 2015, a Gafieira Cai Dentro foi uma das atrações do festival Maceió 200 anos de Verão. A orquestra subiu ao palco na mesma noite de apresentação do sambista Diogo Nogueira e fez o grande público cair na dança.

Show : A Volta da Gafieira, orquestra Gafieira Cai Dentro

Local: Teatro Deodoro

Dia: quarta-feira, 12 de agosto

Ingressos: R$ 10 e R$ 5, à venda na bilheteria do Teatro e no CNA Ponta Verde

Informações: 99660-2244

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos