Mostra Curta Alagoas exibe filmes em homenagem ao mês da Cultura Popular

Nelson dos Santos

Em comemoração ao mês da Cultura Popular, e do folclore, A Mostra Curta Alagoas de agosto traz para a tela do Teatro Jofre Soares, Sesc Centro, quatro películas que abordam temas como folguedos, manifestações populares e personalidades culturais alagoanas. Os filmes serão exibidos no dia 20/08, às 19h. Entrada franca.

O Projeto é uma iniciativa da Coordenação de Cultura do Sesc Alagoas (CARC), que exibe mensalmente curtas-metragens produzidos em Alagoas.

Confira a programação:

20/08 – 19 horas – Filmes: “Benon”, “O Treme Terra”, “Fandango do Pontal da Barra”, “Mestre Zome” e “Nelson dos Santos”.
Classificação: 14 anos
Duração: 60 minutos

Benon, o Treme Terra, de Nicolle Freire e Celso Brandão
Sinopse: Documentário sobre o Mestre Benon do Guerreiro treme Terra de Alagoas. O Guerreiro é um auto natalino genuinamente alagoano, de caráter dramático, profano e religioso. È uma junção de elementos dos pastoris, cheganças, quilombos, caboclinhos, e na opinião dos estudiosos do folclore se trata de um reisado moderno.

Fandango do Pontal da Barra, de Glécio Rodrigues
Sinopse: O documentário aborda os diversos discursos históricos, contrapondo opiniões divergentes, analisando a importância do folguedo para comunidade do Pontal da Barra, apresentado por personagens como: mestre, contra mestre e moradores do bairro, expondo opiniões diferentes sobre o tema. Os depoimentos foram tomados tendo como cenário o bairro do pontal.

Em nome do Pai, do Filho e da Folia – Mestre Zome, Pedro da Rocha
Sinopse: Curta-metragem sobre o babalorixá Manuel Soares de Melo, conhecido como Mestre Zome. Agricultor, fogueteiro e mestre de folguedos, Mestre Zome foi um dos mais conhecidos representantes das religiões de matriz africana em Alagoas. Falecido em 1994, deixou um legado de descendentes e discípulos espalhados em várias cidades alagoanas. Familiares mantem seu centro – Palácio do Rei Baluaê – em atividade na cidade de Quebrangulo.

Nelson dos Santos, de Albert Ferreira e Paulo Silver
Sinopse: A madeira, as ferramentas, a oficina; Os netos, os filhos a esposa. Do corte de cana à Rabeca: Nelson dos Santos.

Serviço:
“Mostra Curta Alagoas”
Data: 20/08/2015
Horário: 19h
Local: Teatro Jofre Soares, Unidade Sesc Centro
Classificação: 14 anos
Entrada Franca
Informações: 3326-3133

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos