Triálogo propõe a convergência de linguagens na Galeria Gamma

Exposição na Galeria Gamma reúne fotografia, grafismo e a caligrafia da pixação

DivulgaçãoJunior (26)

No dia 20  de agosto, a partir das 19h30, a Galeria Gamma recebe a mostra Triálogo que reúne três artistas em dois segmentos: “Faces”, primeira exposição fotográfica do músico Junior Lima, com intervenções do artista plástico e grafiteiro Dalata,  e “Um Risco” do artista/pixador Caligrapixo (com X, referente ao movimento Pixo), que se baseia na caligrafia da pixação da cidade de São Paulo.

Ao apostar na convergência de linguagens,  Triálogo amplia as possibilidades de interação  entre o público local e a arte urbana contemporânea.

A proposta da mostra, terceira realizada em parceria com a Luis Maluf Art Gallery (SP), é difundir diferentes técnicas que permeiam a produção nos grandes centros urbanos: a fotografia, o grafite e a pixação.   “Desde o paleolítico, até os dias atuais, podemos transitar pela história da humanidade por meio dos registros de imagens deixadas no mundo. A comunicação imagética está intrínseca ao homem. Ao longo de sua história, através dos milênios, ele registra de uma forma ou de outra o seu percurso no tempo e uma dessas formas é a pichação”,  comenta Francisco Rosa, curador de Caligrapixo.

 

Faces, com curadoria cuidadosa das fotos, feitas por Junior Lima em parceria com César Øvalle, tem como fio condutor a despretensão do olhar que capta de cenas urbanas a paisagens bucólicas.  Apesar de muito conhecido por seus cliques produzidos pelo celular e postados em sua conta do Instagram (@Junior_Lima), o artista optou por garimpar de seu acervo, imagens inéditas e tiradas com câmera profissional, em sua maioria feitas durante viagens pelo Brasil (Fernando de Noronha), Estados Unidos (Utah) e Ásia (Tailândia, Laos, Camboja e Indonésia). “Fotografo há uns dez, onze anos. Consegui dividir com as pessoas parte deste meu hobby quando montei minhas redes sociais. Me empolguei e agora quero externar este material de forma impressa e analógica, convidando mais gente para olhar o mundo do que eu enxergo. Seja a natureza, as pessoas, os animais ou o cotidiano… A simplicidade, mesmo na grandiosidade”, explica Junior Lima, que reunirá imagens reveladas em colorido e preto e branco.

Sobre o Galigrapixo

Caligrapixo é um projeto baseado na caligrafia da pixação de São

Paulo, criado pelo pixador Kamikaze (kmkz)  e que se tornou seu nome

artístico à partir de 2011.

O artista interfere na paisagem urbana com seus traços, num formato de site specific e que acompanham a arquitetura da cidade e sinalizam os lugares e os não lugares de São Paulo.

Sua tipografia é também seu principal elemento gráfico de construção de imagens e seu repertório é constituído de uma vivência urbana e suburbana de São Paulo, que se iniciou no movimento de pixação em 1996. Desde então o acompanha como a gênese de seu trabalho em todas as fases e desdobramentos desse movimento que é único no mundo.

Ativo nas ruas até hoje, Caligrapixo é um expoente desse movimento sócio\político\cultural e histórico genuinamente brasileiro. O Pixo.

Sobre Junior Lima:

Veterano no main stream, Junior Lima lançou 17 álbuns e vendeu mais de 22 milhões de cópias. Foi o primeiro artista brasileiro a tocar no Maracanã em show próprio (2002), apresentou-se no Rock´n Rio III (2001), reuniu público recorde de 1,2 milhão de pessoas em João Pessoa (2001) e viajou com oito mega-turnês por todo o país e também no exterior. Atualmente, apresenta o Vevo Sessions, primeiro programa de auditório transmitido ao vivo pela internet.  Eclético, já transitou por diversos gêneros musicais, como pop, rock e eletrônico, hoje segue dedicando-se à produção musical e à liderança da banda Soul Funk.

Sobre “Dalata”:

Nascido em Belo Horizonte (MG), André Muniz Gonzaga (Dalata) trabalha com grafite desde 1997 e é amplamente conhecido no Brasil e exterior, registrando passagens por Amsterdam, Alemanha, Senegal, Estados Unidos e outras partes do mundo. Seu trabalho é um coquetel de abstração e surrealismo, misturando técnicas variadas em pinturas, desenhos e esculturas. Empregando, assim, seu estilo próprio, voltado para o positivismo, Dalata traz à tona cenários e personagens de um universo lúdico por meio de formas passantes e superfícies irregulares. Neste projeto, além de fazer interferências nos cliques de Junior Lima, expõe também pinturas e esculturas próprias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre a Galeria Gamma:

Arte como conceito. Essa é a proposta da Galeria Gamma. O espaço segue a linha das casas de cultura existentes nos grandes centros urbanos, pautados pela fusão entre arte, conceito, comportamento e pensamento. A programação abrange diversas vertentes da arte – pintura, escultura, fotografia, grafismo, designer, instalação, performance, música e literatura. A ideia é criar um mercado de difusão, comercialização e valorização da arte sem perder de vista o contexto em que é produzida.

 

Sobre a Luis Maluf Art Gallery:

Localizada na cidade de São Paulo, a Luis Maluf Art Gallery, valoriza a democratização da arte contemporânea, realizando eventos que propiciem discussões e debates  em torno da atual produção artística do país. A Galeria conta ainda com galerias parceiras nas cidades de Miami, Maceió e Brasília. Site: www.luismaluf.com  Instagram: luis_maluf

Facebook: luismalufgaleria

Serviço:

Data: De 20  de agosto a 20 de setembro

Local: Galeria Gamma –Avenida Luís Ramalho Filho, 899, Jatiúca

Horário: Terça a Sábado, das 9 às 19hs.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos