Sábado e domingo: trânsito na orla muda para provas do Challenge Maceió

De 20 a 23 de agosto, mais de mil triatletas do Brasil e de outros países vão movimentar a capital alagoana, que recebe uma das maiores competições internacionais de triathlon organizada pelo Challenge Family – o Challenge Maceió. A praia de Pajuçara será o cenário para realização de quatro provas de categorias distintas que envolvem natação, ciclismo e corrida. Para execução das provas, haverá interdições pontuais no trânsito na orla, com intervenções entre a Ponta Verde e o início da rodovia AL-101Sul.

Durante os dois dias (22 e 23) de provas de ciclismo, natação e corrida do Challenge Maceió, as alterações do fluxo do trânsito da orla da capital nos bairros de Ponta Verde, Pajuçara e em direção à AL-101 Sul serão pontuais – no sentido Pajuçara/Ponta Verde. O trecho será reservado às competições com uso permitido aos moradores da região, respeitando o final das provas. No sentido Ponta Verde/Pajuçara, o tráfego estará livre, com exceção dos trechos em que serão realizadas as provas. Todo esquema preparado pode estar sujeito a alterações que serão previamente comunicadas.

Os desvios e interdições serão feitos para garantir a segurança dos mais de mil competidores, pedestres e condutores de veículos. Agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), soldados do 59º Batalhão do Exército, além do staff da organização do evento estarão em toda a extensão das provas, divididas em Challenge Júnior, Challenge Women, Challenge Sprit Distance e Challenge Maceió.

Com concentração na Praça de Multieventos, todas as provas em solo nos trechos para corrida e ciclismo do Challenge terão cones e sinalização indicativa dos trechos das disputas, bem como horários distintos de realização – a faixa da direita da orla e a faixa central serão exclusivas dos atletas. Com isso, condutores vão poder trafegar na extensão das provas, porém com menor intensidade e em respeito aos pontos de interdição.

No domingo (23), excepcionalmente, não haverá atividades na rua fechada da Ponta Verde. Do início da manhã até o começo da tarde, a principal prova terá um esquema especial devido à extensão da prova – da Praça Multieventos até a AL-101Sul, com uma volta ciclística com retorno à Multieventos, seguida de corrida (duas voltas) entre a Pajuçara e a Ponta Verde.

Confira as informações sobre o trânsito separadas pela sequência de provas:  

Dia 22 – as provas do Challenge Sprint e Challenge Júnior terão horários próximos

No Sprint, o percurso é de 750 metros de natação na Praia de Pajuçara, seguidos de 20km quilômetros de ciclismo e finalizados com 5 quilômetros de corrida – com voltas e retorno à Praça Multieventos. A faixa à direita da orla, nesses trechos, será reservada aos atletas e a faixa central (de retorno) também. O acesso à faixa destinada à circulação de veículos nas ruas transversais terá esquema especial – ver pontos abaixo:

Segunda prova manhã – Às 9h, terá início o Challenge Júnior, com bike check in dos atletas e largada de 9h45, seguido de natação e corrida, com término previsto às 10h. Por se reduzido, o mesmo esquema do Challenge Sprint será aplicado ao Challenge Júnior.

adacfewg

Terceira prova tarde – Às 17h30 terá início o Challenge Women na Travessa Doutor Antônio Gouveia, pouco abaixo da Praça Multieventos, em direção ao final da Pajuçara (após os Sete Coqueiros), com volta, num prolongamento de 5km. Término esperado para as 10h.

Dia 22 – Challenge  Maceió

A quarta prova (manhã e tarde) terá início às 6h, com a competição de 1,9km de natação, seguido de 90km de ciclismo em duas voltas da Praça Multieventos até a AL – 101, passando pelo Pontal da Barra, cruzando a ponte Divaldo Suruagy, que leva o ciclismo até seu retorno próximo da Área de Proteção Ambiental de Santa Rita. Depois, 21,1 km da corrida são realizados em percurso de duas voltas da Multieventos até Ponta Verde. Na sequência, haverá a transição do ciclismo para a corrida até a Avenida Júlio Marques Luz. Confira o esquema abaixo:

Natação
Percurso de 1,9km: Volta única, em formato triangular, com largada no centro da praia de Pajuçara.

Natação

Ciclismo
Percurso de 90km: Duas voltas de 45km, majoritariamente executados na rodovia AL – 101

Ciclismo

Sentido Maceió/AL-101 Sul, com saída da Praça Multieventos
Faixa próxima à orla (nesse caso esquerda) reservada para os atletas com o fluxo para veículos à direita – lembrando que a prova segue, passa pelo Jaraguá – via Dnit sentido Porto – que estará liberado para os competidores e condutores e no trecho da ponte do Riacho Salgadinho será feita uma transição: os veículos não vão poder seguir pela Praia da Avenida, devendo dobrar à direita na ponte do Riacho Salgadinho. Nisso, os ciclistas vão seguir à direita do canteiro central, com fluxo de veículos retornando após a interdição da ponte do Salgadinho.

Sentido AL-101-Sul/Maceió – com transição do ciclismo para corrida

No sentido contrário, da AL-101 até a Pajuçara, a faixa da direita será exclusiva dos ciclistas e seguem em direção ao Jaraguá, que estará reservado para os atletas. Os condutores de veículos que vierem do litoral sul terão que fazer um desvio de fluxo na altura do Clube Fênix Alagoana (Praça Sinimbu) na Rua do Imperador com retorno à Praça Marcílio para o fluxo de condutores e posteriores desvios nos trechos exclusivos para as provas do Challenge Maceió. Após a transição, os atletas correm três voltas da Praça Multieventos até o retorno em ponto final da Avenida Júlio Marques Luz.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos