‘Brasil tem braços abertos para acolher refugiados’, diz Dilma em texto

A presidente Dilma Rousseff escreveu um artigo, publicado no jornal “Folha de S.Paulo” nesta quinta-feira (10), em que comenta a crise de imigração no mundo e diz que o Brasil está de “braços abertos” para acolher refugiados. Segundo ela, “quando grandes crises se abateram sobre a Europa e sobre o Oriente, as portas do Brasil estiveram abertas para todos”.

“O Brasil, mesmo neste momento de superação de dificuldades, tem os braços abertos para acolher refugiados. Reitero a disposição do governo brasileiro de receber aqueles que, expulsos de suas pátrias, para o Brasil queiram vir, viver, trabalhar e contribuir para a prosperidade e para a paz. Queremos oferecer-lhes essa esperança”, escreveu a presidente.

Ela também disse que determinou ampliação de esforços para concessão de vistos a sírios que queiram vir para o Brasil.

“Desde o início da guerra civil na Síria e da multiplicação de conflitos no Oriente Médio e no Norte da África, o governo brasileiro tem oferecido vistos humanitários aos refugiados sírios. Já são 7.752 vistos concedidos”, afirmou Dilma. “Determinei que esse esforço seja ampliado, pois, como país que abriga em sua população mais de 10 milhões de descendentes sírio-libaneses, não poderíamos agir de outra maneira”, concluiu.

A presidente ainda comentou as recentes mortes de imigrantes tentando chegar a países europeus e classificou os episódios de “exemplos de uma tragédia de terríveis proporções”.

“A dimensão geopolítica dos conflitos não pode esconder uma tragédia humanitária de gigantesca proporção, diante da qual a comunidade internacional, em especial as Nações Unidas, não pode mais ficar inerte”, completou Dilma.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos