Problemas em equipamentos dificultam tratamento de pacientes com câncer

Em Maceió, dois dos três aparelhos de radioterapia estão em funcionamento. Santa Casa culpa queda de energia pelo dano.

Ilustração(Foto: Ilustração)

(Foto: Ilustração)

Nesse mês de combate ao câncer de mama, conhecido internacionalmente como Outubro Rosa, pacientes acometidos pela doença relatam o drama de terem o tratamento prejudicado, sobretudo, por falta de políticas públicas.

Em contato com o Alagoas24horas pacientes denunciaram que há apenas um equipamento utilizado para realizar a radioterapia em Maceió, em atividade. O aparelho é fruto de uma parceria público-privada e atende também pacientes do Serviço Único de Saúde (SUS). Atualmente,  existem quatro máquinas em Alagoas, sendo duas unidades na Santa Casa de Maceió, uma no Hospital Universitário (HU) e uma em um hospital de Arapiraca.

A assistente social Cícera Chavin, que descobriu um câncer de mama em fevereiro deste ano, o seu tratamento está prejudicado por conta das constantes falhas do maquinário que funciona na Santa Casa. “Esse mês quebrou umas quatros vezes e passei oito dias sem dar sequência no tratamento. Tem várias pessoas na fila, uma demanda de 120 pacientes, e as pessoas que utilizam o SUS também estão prejudicadas porque utilizam o mesmo aparelho”, lembra a jovem. Ainda segundo Cícera, o equipamento não é exclusivo para os pacientes de câncer de mama e a quantidade em Maceió não consegue atender todos os pacientes. “Ele é utilizado para tudo, câncer de boca, câncer de mama… e há muitas pessoas do interior também que vem para capital para poder ser atendidas”, diz. A assessoria da Santa Casa de Maceió confirma que um dos dois equipamentos de radioterapia utilizado pela unidade está quebrado, mas que a dificuldade na manutenção se dá por conta da equipe técnica que vem de São Paulo. “Por isso demora. A quebra do equipamento ocorreu por conta das constantes quedas de energia ocasionadas pela Eletrobras. Estamos correndo atrás disso, para que ela possa se responsabilizar pelo ocorrido”, informa a assessoria.

O Alagoas24Horas entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, que deve se pronunciar, em breve, sobre o assunto.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos