Hemoal cria aplicativo para agendar doação de sangue

Ascom/SesauHemoal lança aplicativo

Hemoal lança aplicativo

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) é o primeiro do gênero no Brasil a contar com um aplicativo que possibilita agendar a doação voluntária de sangue. Disponibilizado a partir desta segunda-feira (19), o Doe Mais representa uma ferramenta para aumentar o número de doações, uma vez que em Alagoas menos de 2% da população na faixa etária entre 16 a 69 anos doa sangue regularmente, quando o ideal seria no mínimo 3%, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A partir desta segunda-feira (19) o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) passa a contar com mais uma inovação para estimular a doação voluntária de sangue: o aplicativo Doe Mais. Por meio da ferramenta – que é a primeira de um hemocentro brasileiro – a gerência do órgão espera aumentar o número de voluntários fidelizados, uma vez que em Alagoas menos de 2% da população na faixa etária entre 16 a 69 anos doa sangue regularmente, quando o ideal seria no mínimo 3%, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Disponibilizado gratuitamente para celulares android, o aplicativo Doe Mais pode ser baixado pela plataforma Google Play, trazendo uma série de ferramentas que irão possibilitar a interação e disseminação dos pré-requisitos para se tornar um doador voluntário de sangue. No entanto, a grande novidade do programa, é possibilitar que qualquer alagoano possa marcar a sua doação de sangue, no dia e hora de preferência do voluntário, além de ser informado sobre o estoque e locais de coletas externas.

Desenvolvido pelos estudantes do Curso de Sistemas de Informação do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Nilton Barros e Ernandi Silva, sob a supervisão do professor Marcílio Ferreira, o aplicativo foi financiado pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Secti). “A ciência e a tecnologia só têm ressonância na sociedade quando geram contribuições concretas. Por isso, o Doe Mais cumpre este papel, possibilitando que a saúde, por meio do Hemoal, acompanhe o avanço tecnológico”, salientou o titular da Secti, Pablo Viana.

Opinião compartilhada pela secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, que ressaltou a importância de mais esta ação inovadora para beneficiar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Como professora universitária fico feliz em saber que os estudantes do Ifal compreenderam a importância da doação de sangue e disponibilizaram a ciência e a tecnologia em benefício da saúde pública”, evidenciou.

Critério para Doação

Para doar sangue é necessário ter entre 16 a 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores e idade, é necessário estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis.

O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, é indispensável que o candidato à doação compareça ao local de doação bem alimentado.

“No caso das gestantes e lactantes não é permitida a doação. E para os doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres”, informa a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos