Feirinha do Tabuleiro passa por reordenamento neste sábado

GoogleFeirinha do Tabuleiro

Feirinha do Tabuleiro

Representantes de secretarias e órgãos da Prefeitura, em parceria com a Polícia Militar, atuam neste sábado (24) em operação de reordenamento da Feirinha do Tabuleiro. As ações, já em execução, fazem parte do projeto de requalificação dos mercados públicos e feiras livres de Maceió, que integra o programa Mais Maceió. Para garantir a segurança da operação, o trânsito ficará interditado na Avenida Maceió, onde funciona a feira, no horário das 5h às 10h.

Há cerca de 15 dias, uma equipe da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) esteve no local em ação educativa, para informar a necessidade de respeito às regras do uso de espaços públicos, sensibilizando os comerciantes para a importância de atuar sem colocar em risco a organização e a mobilidade urbana.

“Pretendemos realizar esta ação em todas as feiras da cidade. Houve uma ação educativa, informando e notificando ambulantes e feirantes sobre o uso indevido de ruas e calçadas. Agora é o momento da fiscalização, já com aplicação das medidas legais para quem estiver descumprindo a ordem. Esta é a primeira feira que estamos fazendo e nosso plano é manter este tipo de fiscalização periodicamente para garantir a continuidade da ordem. É muito importante esta ação integrada da Prefeitura para que possamos alcançar nosso objetivo maior, que é oferecer feiras e mercados organizados para a sociedade”, destacou a diretora de Abastecimento da Semtabes, Íria Almeida.

Entre as medidas a serem adotadas, estão o recolhimento e apreensão de mercadorias e suspensão da permissão de uso para permissionários cadastrados na Semtabes e reincidentes na ocupação indevida. As mercadorias apreendidas consideradas perecíveis serão doadas a instituições de caridade.

“Há muitos feirantes que estão fora de suas bancas. A ideia é conscientizá-los da necessidade de ficarem no local devido. Para aqueles que não têm permissão de uso, mas insistem em comercializar sem autorização, será feito um cadastro para um banco de espera e à medida que aparecerem oportunidades de bancas vazias, eles serão informados e poderão ocupar estes espaços de forma legal”, explicou Íria.

Dois pontos da Rua da Feirinha do Tabuleiro serão fechados para coibir a entrada de caminhões e feirantes que não têm permissão.

A ação mobiliza 80 pessoas e envolve, além da SMCCU e Semtabes, a SMTT, a Polícia Militar, Slum, a Sempma e a Guarda Municipal.

Trânsito terá interdição

Devido à operação de reordenamento, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) interditará totalmente o trânsito local neste sábado (24). A interdição se dará na Avenida Maceió, em frente ao Supermercado G Barbosa, e no cruzamento da Avenida Maceió com a Rua Santa Luzia, no horário de 5h até as 10h. Neste período, nenhum veículo poderá transitar pelo trecho.

A SMTT aconselha que os motoristas de caminhões realizem o trabalho de carga e descarga de mercadorias em vias paralelas. Agentes de Fiscalização impedirão a passagem de veículos pelo local e orientarão condutores e pedestres.

Participarão também da operação a Polícia Militar (PM), a Guarda Municipal e a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes).

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos