Petrobras oferece oficina de empreendedorismo social para moradores de Boca da Mata e São Miguel

Com apoio dos fóruns das Agendas 21 Comunitárias, atividade contempla comunidades vizinhas às instalações da companhia e faz parte do Programa Petrobras Agenda 21.

petrobras1-1000x560A turma contempla, prioritariamente, jovens e adultos que já participam dos fóruns das Agendas 21 Comunitárias das comunidades de Lagoa Peri-Peri e Módulo Esportivo Mutirão, em Boca da Mata; e Povoado Coité, em São Miguel. As aulas serão realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Patrício da Costa (Rua Arnaldo Cavalcante de Albuquerque, s/n°, Boca da Mata), das 13h30 às 18h30. Será disponibilizado transporte aos participantes. Nestas cidades, as comunidades já foram contempladas com a oficina de Produção Textual. As oficinas contam com o apoio dos fóruns das Agendas 21 Comunitárias, criados na primeira etapa do programa.

Essa fase do PPA21 contempla quatro oficinas e um curso de comunicação comunitária, somando 300 horas de capacitação. As atividades serão desenvolvidas em 83 cidades de 12 estados – Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Iniciado em maio deste ano, o processo de capacitação prossegue até junho de 2016.

Sobre o programa
O Programa Petrobras Agenda 21 é a primeira experiência com foco em comunidades implementada em larga escala por uma empresa no Brasil e no setor de energia mundial. A iniciativa é um desdobramento da Agenda 21 da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio 92) e sua aplicação ocorre em todo o país onde há unidades da companhia com vistas ao desenvolvimento sustentável dessas regiões.

Na primeira fase houve a sensibilização de lideranças, moradores e poder público. Esses representantes elaboraram um plano de ação participativo a partir da instauração de fóruns das Agendas Comunitárias em cada localidade, cuja finalidade é fomentar o desenvolvimento do protagonismo cidadão. A segunda fase prevê a ampliação da atuação dos fóruns com foco na integração das comunidades, capacitação das lideranças comunitárias e criação de rede de comunicadores comunitários para disseminar conceitos de sustentabilidade, desenvolvimento socioambiental e territorial.

Fonte: Ascom Petrobras

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos