IMA multa Granbio em R$570 mil por incêndios

IMAA reunião serviu para dar encaminhamento às medidas que devem ser tomadas para evitar novos incidentes

A reunião serviu para dar encaminhamento às medidas que devem ser tomadas para evitar novos incidentes

Representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e da empresa Granbio estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira (05), para buscar possíveis soluções para o problema causado pelos incêndios que ocorreram na área de estoque de palhas de cana, em São Miguel dos Campos. Um dos principais pontos é o transtorno causado pela fumaça para a população do município.

Na segunda-feira (04) o IMA interditou o centro de distribuição da empresa, para cessar a estocagem até que sejam tomadas medidas preventivas para evitar novos incêndios. O terceiro incidente atingiu novamente uma área de vegetação nativa existente próxima ao local.

O IMA emitiu três autuações para a empresa, com multas que juntas somam R$ 570 mil, em um dos laudos produzidos relacionou 12 medidas preventivas que não teriam sido tomadas e fez recomendações para evitar novos incidentes. O vice-presidente da Granbio, Alan Hiltner, argumentou que “não houve tempo de tomar as medidas necessárias”.

Isso porque os três incêndios aconteceram em menos de 60 dias. Das três autuações, a empresa acatou apenas uma, a que trata da necessidade de recomposição da vegetação nativa afetada pelo fogo.  Das outras duas, que tratam das medidas de precaução ou contenção que não teriam sido tomadas e pela emissão de poluentes na atmosfera, o grupo está recorrendo.

Os representantes da empresa ainda afirmaram a preocupação em apresentar proposta com novas áreas para a criação de uma nova central de distribuição.

O diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, disse que um ponto importante é que a nova área deverá ser licenciada. A fábrica possui licença ambiental, mas o centro de distribuição não possui, por falta de exigência na época em que o grupo deu entrada no processo de licenciamento.

“Diante desse problema temos que melhorar o processo, ampliando a regularização do centro de distribuição. Temos que ser mais ágeis nas respostas para a sociedade”, argumentou Gustavo Lopes.

Para tanto será construído um termo de referência, com os passos e medidas que devem ser tomados como critério para implantação, para então ser iniciado o processo de licenciamento ambiental.

Incêndios

O primeiro incêndio aconteceu no dia 10 de novembro, em uma área localizada entre a BR 101 e a AL 101 Sul. No dia 12, os representantes da empresa protocolaram no IMA um relatório sobre o ocorrido, informando que apenas 15% do material teria queimado.

 O segundo aconteceu no dia 03 de dezembro, na mesma área e com outros impactos ao meio ambiente. Segundo informações dos técnicos que estiveram no local, o fogo atingiu uma área de vegetação nativa existente próxima ao estoque das palhas de cana. O terceiro incidente teve início no dia 02 de janeiro, na mesma área, e atingiu a maior parte do estoque existente no local.

Fonte: IMA/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos