Rui Palmeira anuncia abertura da UPA do Trapiche para fevereiro

Secom/MaceióUPA do Trapiche

UPA do Trapiche

Nesta quinta-feira (28), durante a assinatura de ordem de serviço para reforma da Escola Municipal Silvestre Péricles, o prefeito de Maceió Rui Palmeira comentou uma notícia há muito aguardada: a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Trapiche da Barra, que receberá o nome José Alfredo Vasco Tenório, iniciará suas operações no próximo  mês.

Com especialidades como pediatria, clínica médica, ortopedia e odontologia, a UPA de Porte III prestará atendimento 24 horas. O Instituto Saúde e Cidadania (Isac) foi a Organização Social (OS) selecionada por meio de licitação para gerenciar a unidade. “Vamos abrir as portas da UPA agora em fevereiro. Sabemos da importância daquele equipamento, não só para Maceió, mas para todo o Estado de Alagoas já que também vai colaborar para desafogar o HGE”, pontuou Rui.

Secom/MaceióRui Palmeira

Rui Palmeira

O gestor também falou sobre um temor comum. “Todo mundo está preocupado já que o Governo Federal tem atrasado muito os recursos porque nos municípios do interior onde existem UPA’s funcionando, o repasse da união tem atrasado em cinco ou seis meses. Está é uma preocupação muito grande. Mas temos buscado entendimento e parceria com o governador Renan Filho”, revelou o prefeito.

Ainda sobre a união de esforços com Renan Filho, o líder do Executivo Municipal enfatizou: “O apoio do Governo do Estado foi fundamental para que conseguíssemos abrir a UPA. Aliás, o governador Renan Filho sempre se mostrou muito solícito e empenhado em unir esforços em prol da saúde e do desenvolvimento de Maceió e de Alagoas. Esta é mais uma prova de que quando Estado e Município dão as mãos, a sociedade é quem sai ganhando e neste caso, beneficiando a população que mais precisa, sobretudo, os usuários do Sistema Único de Saúde”.

Outro anúncio feito pelo prefeito, diz respeito à UPA do Benedito Bentes. Segundo ele o resultado do processo licitatório, que seleciona a empresa que irá operacionalizar a unidade na parte alta, será publicado no Diário Oficial do Município nos próximos dias.

A operacionalização da UPA é financiada pelos três entes federativos, mas neste primeiro momento, além dos 25% que são de sua responsabilidade, o Governo do Estado vai custear os 50% que seriam da União e o Município entrará com os outros 25%. Essa divisão deve permanecer até que a unidade passe pelo processo de Qualificação do Ministério da Saúde.

Até o próximo dia 5, será divulgando o resultado do processo seletivo que disponibilizou 117 vagas para profissionais dos níveis fundamental, médio e superior em diversas áreas que irão compor a equipe de trabalho da unidade. Todos os selecionados passarão por um treinamento intensivo e capacitação.

UPA

A UPA do Trapiche terá o nome do médico José Alfredo Vasco Tenório cuja morte trágica em 2012 comoveu a opinião pública.

A unidade foi construída pelo Governo de Alagoas, com recursos federais e estaduais, e entregue ao Município no final de 2014. Na construção, foram investidos R$ 4 milhões. A unidade tem a capacidade para atender até 350 pacientes por dia, na área de abrangência de 200 mil a 300 mil habitantes e sua finalidade é ser uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as portas de urgências hospitalares que integram uma rede organizada de Atenção às Urgências.

O atendimento ocorrerá por demanda espontânea da população, encaminhamentos da Central de Regulação da SMS, Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) ou resgate do Corpo de Bombeiros.

O sistema implantado deve ser do acolhimento ao paciente por classificação de risco, priorizando o atendimento por gravidade, e não por ordem de chegada, em consonância as orientações do Programa Nacional de Humanização (PNH). A unidade deve dispor de recepção, salas de espera, classificação de risco, pequenos procedimentos, medicação, nebulização, consultórios para atendimento de clínica médica e pediátrica, câmara escura, sala de raios-x, posto de coleta do laboratório, farmácia e posto de enfermagem.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos