Universidade Aberta do SUS abre inscrições em curso sobre combate a Dengue e Chikungunya

Gestores e as diversas categorias de profissionais da saúde que atuam no SUS podem se inscrever nos cursos sobre Dengue e Chikungunya
Gestores e as diversas categorias de profissionais da saúde que atuam no SUS podem se inscrever nos cursos sobre Dengue e Chikungunya

Os gestores e as diversas categorias de profissionais da saúde que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) podem se inscrever nos cursos da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Ao todo, são 15 ofertas que possuem enfoque prático, baseado no dia a dia de trabalho dos profissionais do SUS e em suas reais necessidades. Os cursos são integralmente gratuitos e funcionam na modalidade de ensino à distância (EaD).

Por se tratar de uma doença introduzida recentemente no Brasil, o curso Manejo Clínico de Chikungunya tem o objetivo de capacitar os profissionais de saúde para que desenvolvam competências e realizem ações de atenção à saúde da população. Dessa forma, o curso aborda as três patologias (dengue, zika vírus e febre chikungunya), a partir do diagnóstico diferencial e respectivos protocolos de atendimento. O conteúdo aponta ainda para a importância da realização da anamnese e exame físico que irão auxiliar no diagnóstico.

É composto por duas etapas. A primeira traz informações sobre a epidemiologia, quadro clínico, diagnóstico, ações de vigilância, organização do serviço de saúde, além de apresentar a importância da educação permanente em saúde.  A segunda etapa aborda casos clínicos, nos quais o profissional poderá refletir sobre a melhor conduta para realizar o manejo de pacientes com suspeita desta doença.

O curso possui carga horária de 30h e destina-se a médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos e cirurgiões dentistas. As inscrições ficam abertas até o dia 30 de junho de 2016. Para escolher entre esse ou os demais cursos e se matricular, acesse o linkhttp://unasus.gov.br/cursos

Outra oferta é a Atualização do Manejo Clínico da Dengue, cuja iniciativa é a de familiarizar os alunos com as recomendações atuais Ministério da Saúde (MS) no que tange o manejo clínico da doença. O enfoque do conteúdo é prático, baseado na análise de casos clínicos e carga horária de 10h. As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de maio de 2016.

Critérios e áreas

Para se inscrever em um dos cursos, o interessado deve ler atentamente ao edital, pois cada curso tem suas especificidades e os requisitos, que podem variar dependendo do público-alvo, do nível acadêmico, da localidade, aprovação do gestor responsável, entre outros.

Na lista dos 15 cursos ofertados estão  o Aperfeiçoamento em atenção domiciliar; Atenção Domiciliar; Capacitação em saúde da Pessoa Idosa; Cursos sobre Chikungunya e Dengue; Curso sobre doenças do Aparelho Digestivo; Curso sobre Hanseníase na Atenção Básica; Curso sobre Influenza; Curso de manejo da coinfecção Tuberculose – HUV (TB-HIV); Curso sobre a Política de Saúde LGBT; Curso sobre a saúde da população negra; Curso sobre a saúde integral das populações do campo, da floresta e das águas; Curso sobre Tuberculose; Curso sobre o uso Terapêutico das Tecnologias Assistivas; Curso sobre vacinação contra papilomavírus humano (HPV).

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos