Reeducanda deixa o Presídio Santa Luzia para recomeçar uma nova vida

SerisApós cumprir pena no presídio Santa Luzia, Rosilda da Silva encontrou novas perspectivas de vida ao arrumar um emprego no Estado

Após cumprir pena no presídio Santa Luzia, Rosilda da Silva encontrou novas perspectivas de vida ao arrumar um emprego no Estado

Consciência para assumir os erros do passado e optar por escolhas certas no futuro. Esses foram os pilares para que Rosilda da Silva, mãe de três filhos, mudasse de vida. A custodiada do regime aberto conquistou uma vaga de trabalho na Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), após ser selecionada pelo setor de Reintegração Social da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), e hoje é um exemplo de superação.

Com um comportamento exemplar, Rosilda cumpriu mais de um ano de pena no Presídio Feminino Santa Luzia. Lá ela deu à luz a uma de suas filhas, Jéssica da Silva, e ficou com a recém-nascida nos seis primeiros meses de vida. Durante esse período, a custodiada revela que recebeu toda a assistência necessária da equipe multidisciplinar da unidade para garantir o pleno desenvolvimento da sua filha, inclusive com medicamentos e alimentos.

No Santa Luzia, Rosilda buscou orientação espiritual e recebeu o apoio da direção da unidade e de seus familiares que saiam de São Miguel dos Campos para visitá-la em Maceió, semanalmente. Além da fé, outro vetor no processo de reintegração social foi o trabalho ofertado no sistema prisional. Durante três meses ela teve a oportunidade de desenvolver um ofício profissional na Fábrica de Artesanato, com direito a salário e remição na pena.

Fora do sistema prisional há três anos, Rosilda continua acreditando no seu potencial e faz planos para o futuro. “Estou feliz aqui na Casal, trabalhando com serviços gerais. Procuro respeitar todos e sou bem tratada. Quero continuar estudando para motivar minhas filhas. Todas elas estão na escola e a mais velha quer virar médica para cuidar de mim quando crescer. A educação é importante para valorizar a família e viver honestamente”, sentenciou.

“Agradeço por todo o apoio e voto de confiança recebido pelos servidores da Ressocialização, principalmente na pessoa do secretário Marcos Sérgio de Freitas. No começo a sociedade olha você com receio, mas é preciso ter força de vontade, porque todos merecem uma segunda chance para mudar. Escolhi pessoas, rumos errados, mas, com equilíbrio e orientação estou levando uma vida digna e sendo um exemplo para minhas filhas”, finaliza.

Solidariedade

Desde que saiu do presídio, Rosilda da Silva mantém um projeto social importante nas comunidades carentes da parte alta de Maceió. Mensalmente ela e alguns amigos recolhem alimentos e faz doações. Todas as entregas são registradas e compartilhadas em redes sociais. Além disso, ela aproveita a oportunidade para levar uma palavra de conforto e proteção. Segundo ela, trata-se de um chamado de Deus para fazer o bem.

Aqueles que desejam colaborar ou conhecer esse projeto social podem ligar para o número: (82) 9 9614 2968.

Fonte: Seris

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos