Associação de Magistrados defende aumento de auxílio-alimentação para juízes

Caio Loureiro/TJ

Desembargador Klever Rêgo LoureiroL

A Associação Alagoana de Magistrados (Almagis) divulgou uma nota oficial após a declaração do desembargador-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Klever Loureiro, que ao portal UOL, afirmou que juízes ganham pouco em comparação a outras categorias profissionais.

A polêmica surgiu após o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) dobrar o valor do auxílio-alimentação de R$ 1.520,22 para R$ 3.040,44 por mês. Segundo o desembargador, a decisão foi mediante a resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Klever disse ainda que a categoria teve uma queda de 30%, pois está há sete anos sem reajuste.

“Alagoas é um estado pequeno, de duodécimo pequeno; então temos poucos juízes, e muitos acumulam funções, respondem por três comarcas de cidades ao mesmo tempo, por exemplo. Para o cargo que nós exercemos, ganhamos pouco. Se formos comparar, com todo respeito, o salário de jornalista, o salário de futebol, aí você vê um pessoa como Faustão, como a Xuxa ganha em média cinco milhões [de reais]; então um juiz com tudo só ganhar 25 mil [reais], sobre a minha ótica, respeitando quem tem opinião diferente, não é salário estratosférico de maneira nenhuma”, afirmou o desembargador ao portal UOL.

O caso ganhou grande repercussão nas redes sociais. Populares e autoridades públicas repercutiram as afirmações do desembargador Klever Loureiro.

Em nota, a Almagis reafirmou que o aumento do auxílio-alimentação é autorizada pelo CNJ.

A Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), em virtude de algumas notícias descontextualizadas, vem a público esclarecer que o auxílio-alimentação consiste em verba autorizada pelo Conselho Nacional de Justiça e paga a todos os juízes brasileiros, não se tratando de exclusividade do Estado de Alagoas.

Embora tal verba tenha sido majorada pelo egrégio Tribunal de Justiça, seu efetivo pagamento só se dará se houver disponibilidade orçamentária e conveniência administrativa, conforme dispõe a Resolução nº 9/2021.

A ALMAGIS apoia a deliberação do Tribunal de Justiça de Alagoas e a atuação de seu presidente, Des. Klever Rêgo Loureiro,  bem como destaca que os nossos magistrados não têm medido esforços para prestar um serviço eficiente e adequado a todos os jurisdicionados alagoanos.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos