Blog

Bispo Filho

Bispo Filho é Administrador de Empresas e Estudante de Jornalismo.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

A cultura como um instrumento de combate à violência urbana

O Estado Brasileiro tem vivido verdadeiro caos no tocante à violência urbana e a cada dia os cidadãos têm se tornado prisioneiros em suas próprias casas, independente de classe social, etnia, faixa etária, convicção política ou religiosa.

A situação de insegurança é endêmica em nosso país e revela um cenário típico de guerra civil.

Por isso o grande desafio dos governantes, pesquisadores e da própria sociedade civil, reside na busca de soluções e desenvolvimento de políticas públicas capazes de estabelecer um freio no crescente da criminalidade, bem como tirar o Brasil do mapa mundial da violência urbana desenfreada.

Estuda-se a presença de iniciativas culturais entre crianças, adolescentes e jovens no âmbito das políticas públicas de combate à criminalidade.

Para esta reflexão, descrevem-se iniciativas em diversos pontos do país a fim de que iniciativas culturais podem ser determinantes no desabrochar do protagonismo dos adolescentes e jovens de modo que possam minimizar as mazelas sociais que têm como consequência a violência e a criminalidade.

A cultura evita o crescimento da criminalidade, prevenindo o crime e desafogando a segurança pública, assim a criação de uma política pública cultural sólida e bem planejada, revestida do status de Política de Estado, servirá a sociedade eficazmente como um instrumento de combate à violência urbana.

Neste contexto, o Legislativo e o Executivo, nas esferas Municipal, Estadual e Federal, devem empregar à Cultura o necessário e reclamado protagonismo, para que nossos jovens não sejam tragados pelo tráfico, pelas organizações criminosas, mas que sejam abraçados por atividades culturais, seja através da música, do teatro, da dança, do cinema etc.

Não podemos admitir que nossos jovens sejam perdidos para o mundo do crime, enquanto assistimos paralisados este fenômeno já tão natural.

Fica a dica!

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos