Blog

Bispo Filho

Bispo Filho é Administrador de Empresas e Estudante de Jornalismo.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Campanha Maceió Sem Drogas – Sua Vida. Sua Responsabilidade

SOCIEDADE PARTICIPATIVA É O QUE IMPORTA

A Cooperativa de ressocialização para dependentes químicos em recuperação – COREDEQ – lidera a campanha MACEIÓ SEM DROGAS de conscientização sobre o sério problema que as drogas ilícitas representam para a sociedade como um todo e, especialmente, para os jovens.

As mais exitosas abordagens de prevenção do uso de drogas incluem o papel essencial da família, da escola e da comunidade em geral no fortalecimento de fatores de proteção que garantam uma infância e uma adolescência saudáveis, livres de riscos e que ofereçam meios viáveis e legítimos de subsistência aos adultos.

De forma similar, os métodos mais sustentáveis e bem sucedidos na área de tratamento e atenção aos usuários são aqueles adaptados para as necessidades locais e integrados nos sistemas e serviços locais de políticas públicas municipais, estadual e federal.

Nas áreas de prevenção do uso problemático de drogas e ao enfrentamento do tráfico ilícito de drogas, as abordagens mais eficazes são as que têm a comunidade no seu centro.

Cada comunidade representa um conjunto único de problemas e circunstâncias.

Por isso, as melhores abordagens são aquelas medidas adaptadas às circunstâncias e elaboradas com a participação de todos os setores interessados da sociedade – desde as famílias e escolas até os locais prestadores de serviços de saúde e os operadores da lei.

As intervenções com base na comunidade também fazem sentido do ponto de vista financeiro; no trabalho conjunto, as comunidades podem criar sinergias, aproveitar a infraestrutura existente e potencializar os recursos.

Igualmente importante na abordagem do problema de drogas a partir de uma perspectiva inclusiva e participativa é que as intervenções baseadas na comunidade garantam que cada setor da sociedade se sinta responsável por enfrentar o desafio das drogas e se comprometa em fazer sua parte.

Somente trabalhando em conjunto seremos capazes de construir uma Maceió mais saudável e segura, uma cidade na qual as pessoas mais vulneráveis sentem que podem ter esperanças no futuro.

Conto com a solidariedade e apoio de todos!

Local: Auditório da sede da antiga 20ª CSM atual Forte de São João

Horário: Às 09:00 hrs

Data: 18 de outubro

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos