Blog

Bispo Filho

Bispo Filho é Administrador de Empresas e Estudante de Jornalismo.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

COREDEQ – Cooperativa social de ressocialização para dependentes químicos em recuperação: A FORÇA DO COLETIVO

Não importa a idade, as cooperativas têm em seu DNA a força do trabalho conjunto. A união entre os associados – cimentada pela cultura, a religião ou simplesmente o interesse econômico – mostra-se essencial no surgimento e também para a sobrevivência dessas corporações.

Pessoas-ajudando-pessoas-300x219

É nessa trama de experiências chamada de cooperativismo que milhões de pessoas estão respondendo na prática à pergunta de em que sociedade gostaria de viver: uma sociedade em que o ser humano seja o centro da vida, em que as relações econômicas sejam justas e solidárias, as formas de produção horizontais, democráticas e as finanças solidárias.

31638d8d-1023-409c-8388-e75fe995efdd

Pensando nestas experiências, criamos a Cooperativa Social de Dependentes Químicos em Recuperação – COREDEQ, que tem como objetivo principal a reinserção no mercado de trabalho de pessoas jovens e adultas com a problemática da dependência química, bem como atenção especial aos seus familiares.

A questão das drogas tem despertado o interesse de diversos estudiosos, da sociedade e dos governos. Os instrumentos de enfrentamento da criminalidade e da violência têm sido insuficientes para proporcionar a segurança individual e coletiva.

No âmbito do processo de constituição da política de segurança pública, são elaborados os mecanismos e as estratégias de enfrentamento da violência e da criminalidade que afeta o meio social. A participação da sociedade por meio de suas instituições representativas torna-se crucial para o delineamento de qualquer política pública.

A complexidade da questão implica na necessidade de efetiva participação social, como forma de democratizar o aparelho estatal no sentido de garantia de uma segurança cidadã.

Núcleos de trabalhos da  COREDEQ:

  • Núcleo de geração de ocupação e renda para os cooperados da COREDEQ;
  • Núcleo de atenção aos Moradores de Rua;
  • Núcleo do projeto REINSERIR;
  • Núcleo de Justiça Terapêutica;
  • Núcleo Administrativo e Financeiro da COREDEQ

A sede temporária da COREDEQ será na Rua do Imperador, 281 – Centro, Maceió – AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos