Blog

Tudo que Há 24 Horas

Colunista Social e Multimidia Alagoana Diretora Nordeste Abramecom(Associação Brasileira de Colunistas Sociais e de Mídia Eletrônica) Presidente Nacional de Comunicação e Relacionamentos da Federação Brasileira de Colunistas Sociais,(Febracos) O primeiro site em que escrevi foi NAGANDAIA.COM, um site voltado para jovens baladeiros que se jogavam nas gandaia (baladas, shows...) Depois vieram vários, entre eles: maceioeventos, alagoasvip... www.tudoqueha.com.br maceio4ograus.com.br - Maceió revista100fronteiras.com.br - em Nova Iguaçu glorinhacohen.com.br - em São Paulo Jornal Tribuna do Sertão-Alagoas Jornal Primeira Edição-Alagoas Revista Áppice Revista Gold Revista Class Magazine Presto assessoria para várias empresas e restaurantes e alguns artistas; Aninha Monteiro instagram:aninhatudoquehaoficial Meu Email: anamonteiro@maceio40graus.com.br

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Criador do projeto Fusca Literário recebe comenda Graciliano Ramos

Honraria foi uma iniciativa do vereador Siderlane Mendonça

A Câmara de Maceió realizou uma sessão solene, na tarde desta sexta-feira (05), para conceder a comenda Graciliano Ramos ao professor Mariano Alves de Oliveira criador do projeto Fusca Literário. Trata-se de um museu itinerante em homenagem ao escritor alagoano autor entre outros de Memórias do Cárcere. Ele realiza palestras gratuitas sobre a história do “mestre Graça” e trouxe novas perspectivas para crianças sobre literatura.

A honraria foi concedida pelo 2° secretário e líder do prefeito na CMM vereador Siderlane Mendonça (PSB). Ao falar do homenageado lembrou sua trajetória como professor, PM, até sua eleição. Segundo revelou ficou impressionado com a dedicação com que Mariano, no Benedito Bentes, falava de Graciliano Ramos.

“Sou filho de merendeira e meu pai era vigilante. E a aos 19 anos me tornei professor. Então, também vim de família humilde. Somente depois passei num concurso e me tornei policial militar. Agora, já estou aqui no segundo mandato como líder do prefeito na casa. Conheci Mariano numa atividade no Benedito Bentes incentivando a leitura para crianças. Em especial num momento em que elas e nós mesmos estamos ficando muito tempo conectados. Tudo está sendo muito digital. E na contramão de tudo isso vem um professor com uma ideia inovadora trazendo leitura num fusca. Enquanto vida tiver nunca esqueça que está deixando um legado para nossa literatura”, disse Siderlane.

Mariano foi homenageado no Dia Nacional da Língua Portuguesa. Aluno da pós-graduação em pedagogia do Centro Universitário (Cesmac) ele também foi reverenciado pelo diretor pedagógico da instituição, professor Deivid Oliveira.

“Ele chamou a atenção dos colegas pelo seu empenho. E depois que descobrimos o trabalho social que fazia ficamos ainda mais admirados. Para mim, saber da existência do seu projeto é um sinal de esperança em dias de trevas e instabilidades políticas e éticas”, disse Deivid.

Em seu discurso, Mariano revelou que o projeto literário utilizando um fusca nasceu na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) enquanto estudava pedagogia. Desde o início a proposta era desenvolver estudos para levar o conhecimento de Graciliano para os alagoanos.

“Como diria Graciliano é um prazer estar aqui dividindo essa missão. É daqui que saem os projetos para a educação. Então chegar aqui na CMM graças a ele me deixa honrado. É difícil encontrar um nordestino que não tenha um sofrimento. Um nordestino fraco já nasce morto. Nasci em Pesqueira (PE) e vim para cá com olhos fechados. Mais tarde me interessei pela leitura e descobri Graciliano. Parti para divulgar sua literatura por ser um dos maiores escritores do Brasil. Então pesquisei toda a sua trajetória como escritor e homem público”, revelou Mariano.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos