Blog

Bispo Filho

Bispo Filho é Administrador de Empresas e Estudante de Jornalismo.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Educação a Distância como Modalidade Inclusiva no Sistema Prisional Brasileiro

As rápidas mudanças ocasionadas pelas transformações tecnológicas evidenciaram a Educação a Distância (EaD), que só vem crescendo e mostrando sua importância.

Pode-se considerar a EaD como uma modalidade democrática e inclusiva, devido ao apoio das tecnologias de comunicação digital (TCD) que superam problemas, tais como distância, tempo e dificuldades de aprendizagem.

Dessa forma, a Educação a Distância ganha peso e, a cada dia, ganha mais espaço, atendendo às novas demandas educacionais com qualidade, flexibilidade e portas abertas para a construção do conhecimento.

Mediada pela tecnologia de comunicação digital, a EaD tem avançado no papel de propositora de um caminho hipertextual, que apresenta muitas possibilidades de realizar uma aprendizagem significativa, na qual o protagonismo do estudante, os aspectos colaborativos e interativos são postos em evidência.

Os princípios que regem a realização dessa modalidade imprimem nela um dinamismo que a apresenta como uma teia de conexões entre pessoas e aparatos tecnológicos que se entrecruzam de modo hipertextual e rizomático.

Tratando-se de metodologia de estudo nos processos de ensino-aprendizagem, a EaD move-se por caminhos nos quais a hipertextualidade está mais presente como uma condição ontológica do ser.

O ensino aliado às TCDs possibilita que os estudantes se mobilizem de maneira hipertextual.

Logo, apresentam-se mais ativos, pois não existindo um único caminho a ser seguido, pode-se ir e voltar várias vezes a um mesmo ponto ou a outros pontos convergentes ou múltiplos, que tratem do mesmo tema, buscando caminhos inusitados e assim construir novos conhecimentos, novos pontos de partida para outras descobertas.

Atualmente, percebe-se que o emprego da tecnologia de comunicação digital aumenta sua escalada em todos os setores da vida social, dando agilidade às tarefas de qualquer natureza.

Logo, em uma sociedade cujo tempo precisa ser redimensionado e a comunicação e informação são essenciais, as tecnologias não poderiam ser menos utilizadas.

Desse modo, a Educação a Distância no contexto do sistema prisional, busca mostrar a relevância e necessidade de tal processo para a construção de uma educação inclusiva e transformadora.

Dessa forma, cursos a distância podem alcançar um grande número de interessados, que podem realizá-los sem a rigidez do tempo e nem da clausura do lugar.

Uma dinâmica que só uma EaD pode proporcionar cursos com a integração de mídias interativas, dando a oportunidade para que os aprendizes estudem, reflitam, produzam e realizem suas atividades no melhor momento para cada um.

Tanto a educação quanto as tecnologias de comunicação digital sempre tiveram como objetivo o encurtamento de distâncias, sendo essas entre cidades, diferentes culturas e classes sociais.

Logo, a EaD para o sistema prisional, vai além e visa também encurtar distâncias entre o sentenciado e a sociedade.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos