Blog

Bispo Filho

Bispo Filho é Administrador de Empresas e Estudante de Jornalismo.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Educação: É papel da Família ou da Escola?

Primeiramente, é preciso entender que existe uma grande diferença entre educar e ensinar.

Educar é papel da família (pais, mães ou qualquer responsável que cuide da criança).

É dentro do seio familiar que a criança aprende valores, o que é e como se deve utilizar o respeito, disciplina e outros conceitos passados dentro de casa.

A essência familiar é um dos fatores determinantes na criação da personalidade social de uma criança.

Já a escola tem a função de ensinar, instruir, informar, disciplinar e mais que tudo, ensinar ao aluno o que fazer com o que se aprende.

Os pais querem que a escola eduque seus filhos e as escolas querem que os pais eduquem e ensinem tudo, de forma que as crianças cheguem a escola preparados para absorver todo o conhecimento pedagógico, independente das distintas necessidades e formas de aprendizagem que cada aluno possua.

É primordial entender que cada qual tem o seu papel na construção educacional da criança, e que para que essa construção aconteça de forma qualitativa, as funções da família e da escola devem acontecer em conjunto, de forma que uma complemente a outra, atendendo sempre as necessidades da criança enquanto aluno.

Um aluno não pode ter no professor a imagem de um pai/mãe que desdiz tudo o que é dito em casa e vice-versa.

Escola e Família devem ter a mesma linguagem quanto aos conceitos e opiniões que serão criados na cabeça da criança como o “certo a seguir”, portanto, a escolha de uma escola que possa condizer com os princípios e valores de uma família e a participação dessa família na vida escolar do filho, são fatores primordiais para o início de uma educação de qualidade.

Fica a dica!

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos