Blog

Bispo Filho

Bispo Filho é Administrador de Empresas e Estudante de Jornalismo.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Grupo Residência Educação oferece plataforma de Ensino à Distância para alunos do DF

O Decreto do Governador Ibaneis Rocha que ampliou o fechamento das escolas – que inicialmente seriam encerradas no dia 5, passam a valer em todo o DF até o dia 14 de abril. Contudo, com o avanço da nova doença (Covid-19) causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) a estimativa do próprio Secretário de Educação, João Pedro Ferraz, é que a suspensão será prorrogada: “a nossa expectativa é de que aulas não voltem antes de junho”.

Dessa forma, o GDF já vinha se movimentando para fornecer videoaulas aos alunos por meio de aplicativos.

Nesse meio tempo, o Grupo Residência Educação, pertencente ao educador Hélio Laranjeira, mobilizou-se para oferecer sua plataforma de Ensino à Distância (EaD) de forma gratuita para que o GDF pudesse utilizá-la não só com os alunos do Ensino Fundamental e Médio, mas também com a Educação de Jovens e Adultos – EJA, com reeducandos do Sistema Prisional, na Educação Profissional, na Formação Inicial e Continuada – FIC e na Qualificação Profissional.

Esse ‘presente’ que caiu no colo do GDF agora passa por análises técnicas de especialistas nas áreas pedagógicas.

Dentre os temas que estão em análise, o crucial é saber qual o percentual de alunos que podem ter acesso à internet para acessar os conteúdos.

Estima-se que 90% dos alunos possuem um smartphone com conexão móvel de internet.

A Secretaria de Educação também prevê transmissões pela televisão que possuem quase 100% de penetração nas residências do DF.

No que tange ao ensino para qualificação profissional, todos os conteúdos estão prontos e são de excelente qualidade, segundo parecer técnico da Diretoria de Educação Profissional do DF, obtido com exclusividade pela redação do Portal Justiça Em Foco.

O interessante é que a plataforma do Residência Educação é customizável, podendo ser editada pelo GDF para coincidir com as matérias pedagógicas. Ou seja, a ferramenta está disponível, faltando apenas a capacitação dos profissionais para a gravação das aulas correspondentes à continuidade do ano letivo que deve ser produzida, em breve, pelo GDF.

O educador Hélio Laranjeira disponibilizou todo o seu material de gravação e suas instalações físicas para que a Secretaria de Educação pudesse confeccionar as aulas: “está tudo disponível para o GDF utilizar, 100% gratuito, o mais importante nesse momento é que os alunos continuem seu aprendizado”, afirmou.

O Distrito Federal pode ser o primeiro estado do país a dar continuidade ao ano letivo por meio da Educação à Distância.

Em relação aos alunos que não tiverem acesso às aulas pela internet ou tiverem demandas especiais, a Secretaria de Educação estuda enviar os conteúdos às residências desses alunos ou transmitir as aulas pela televisão.

Obviamente que, na internet, o aluno pode revisitar a aula sempre que tiver uma dúvida e se beneficiar de todas as ferramentas inovadoras que a plataforma do Residência

Educação possui, como games interativos, atividades, exercícios e quis.

Fonte: ANA MENEZES | EDIÇÃO RONALDO NÓBREGA | – 31 DE MARÇO DE 2020
reonaldo.nobrega@justicaemfoco.com.br
www.gruporedidencia.com.br

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos