Blog

Bispo Filho

Bispo Filho é Administrador de Empresas e Estudante de Jornalismo.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

I SIMPÓSIO ALAGOANO – SEM PRECONCEITO Depressão e Síndrome do Pânico

A síndrome ou transtorno do pânico (ansiedade paroxística episódica) é uma doença que se caracteriza pela ocorrência repentina, inesperada e de certa forma inexplicável de crises de ansiedade aguda marcadas por muito medo e desespero, associadas a sintomas físicos e emocionais aterrorizantes, que atingem sua intensidade máxima em até dez minutos. Durante o ataque de pânico, em geral de curta duração, a pessoa experimenta a nítida sensação de que vai morrer, ou de que perdeu o controle sobre si mesma e vai enlouquecer.

A primeira crise pode ocorrer em qualquer idade, mas costuma manifestar-se na adolescência ou no início da idade adulta, sem motivo aparente. O episódio pode repetir-se, de forma aleatória, várias vezes no mesmo dia ou demorar semanas, meses ou até anos para surgir novamente. Pode também ocorrer durante o sono.

Não fazer a menor ideia de quando, ou se, a crise vai acontecer, gera um estado de tensão e ansiedade antecipatórias propício ao desenvolvimento de outras fobias. A mais comum é a agorafobia, distúrbio da ansiedade marcado pelo temor de encontrar-se em espaços abertos com muita gente ou em lugares fechados, dos quais o portador da síndrome não possa sair se tiver um ataque de pânico.

O transtorno do pânico atinge mais as mulheres do que os homens. Atribui-se essa frequência maior no sexo feminino à sensibilização das estruturas cerebrais pela flutuação hormonal, visto que a incidência de pânico aumenta no período fértil da vida.

Preocupados com estas situações os coordenadores do Projeto Drogas Nunca, irá realizar um Simpósio em Maceió na Casa da Indústria com vários especialistas da área para debater com os alagoanos a “Depressão e Síndrome do Pânico”.

PALESTRANTES
Camila Teixeira de Lima – CRP15/3341
Psicóloga Clínica, Mestre em Psicologia (UFAL)
Coordenadora da Clínica Terapêutica Divina Misericórdia
Capacitação em Intervenção Breve pelo Centro Regional de Referências em Crack e outras drogas.
Grupo de estudos sobre Psicanálise e Winnicott – GPAL.

Danilo Della Justina – CRP 15/2070
Psicólogo , Doutorando em Psicologia Social, trabalha a 22 anos no tratamento da Dependência química e Depressão.

Dilermando Valdez Santos – CRM Al 6729 / RQE 3284
Médico Psiquiatra, Ex Professor adjunto da disciplina de Farmacologia da Universidade de Pernambuco, Ex Professor titular da disciplina de Geriatria da Faculdade de Medicina Estácio. Sócio fundador da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Seccional de Pernambuco.

Flávio Gomes da Costa Neto – Promotor de Justiça.
Presidente da Associação do Ministério Público de Alagoas

Gustavo Silva e Lins – CRP 15/3573
Formação em Gestalt-terapia – Centro Crescimento Humano (Lenise Cajueiro), Graduação Unit 2012, Pós graduação em andamento em Neuropsicologia- Ipog 2019, Psicólogo na Clínica Árvore da Vida desde 2012.

Jully Barbosa – CRP-15/3459
Especialista em Pesquisa e Intervenção em Situações de Luto pelo Instituto 4 Estações – SP.

Serviço:
Casa da Indústria – Av. Fernandes Lima, 385 – Farol, Maceió
Dia 26 de Setembro 2019
Horário: Credenciamento 08:00h
Certificado 10h
Inscrições: 4 Kg Alimentos não perecíveis
Informações: (82) 98884-9583 / 99842-8297 / 99916-6115

Instagram @drogas.nunca

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeAkDxND_KaB7fxHj0UHSoHAyaDsCHKaVs9jFOuWipBt4sTTQ/viewform?usp=pp_url

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos