Blog

Bispo Filho

Bispo Filho é Administrador de Empresas e Estudante de Jornalismo.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Instituto Drogas Nunca promove o I Curso de Aconselhamento em Dependência Química

OBJETIVO: Proporcionar a formação científica, técnica de profissionais que atuam na área de saúde mental e dependência química.

PÚBLICO ALVO: profissionais da área jurídica, profissionais da área de educação e esportes, profissionais da saúde com formação em nível superior ou não, que atuam na área de saúde mental e dependência química, desde pessoas que trabalham nos serviços gerais aos médicos que atendem diretamente o paciente.
INOVAÇÃO: Nosso intuito acima de tudo é salvar vidas através da melhor formação do cidadão para lidar com temas emergentes da saúde mental como a dependência química, para tanto apresentamos um curso inovador, ainda não realizado em nível de nordeste. A principal atração do nosso evento é a vinda de palestrantes do Estado de São Paulo, conhecidos por acompanhar o tratamento/evolução do ex-jogador e comentarista de esportes da rede Globo de Televisão Walter Casagrande Júnior.

JUSTIFICATIVA: A problemática acerca da dependência química e o aumento do adoecimento emocional/psíquico são temas urgentes em nossa sociedade, gerando um publico especifico que necessita de cuidados extremamente delicados, para tanto necessitando de qualidade e atualização dos profissionais que lidam diretamente com esta problemática.

A dependência química é uma doença que perpassa os diversos contextos sociais, sendo assim necessita de extrema atenção para evitar sua progressividade e os danos causados pela mesma, por exemplo: aumento da criminalidade, evasão escolar, aumento de casos de violência doméstica e de violência contra mulher. Faz-se necessário assim um olhar atento à estas questões que perpassam a dependência química, no entanto, um profissional sem a devida qualificação não terá as ferramentas necessárias para auxiliar e intervir devidamente.

Outro ponto importante é que a intervenção pontual no momento correto com as ferramentas adequadas pode ser fator essencial para salvar uma vida, visto que a dependência química é uma doença incurável, progressiva e fatal.
A escolha pelo tema de aconselhamento terapêutico faz-se necessária por ser inovadora e auxiliar além do cuidado com o dependente químico, também com pessoas com transtornos mentais, visto que é uma forma de cuidado/auxilio que é fundamental para o sucesso no acompanhamento deste público, o qual não se encontra apenas em comunidades, clínicas, CAPS, mas sim no dia a dia em qualquer ambiente de nossa comunidade. Quebrar paradigmas é acima de tudo estender este olhar do cuidado para além da visão que dependência química só acontece em ambientes de tratamento de saúde, mas sim que está presente em nosso dia a dia, e que tendo uma formação humanizada, cientifica e atualizada pode-se transformar o olhar e o cuidado da sociedade com este público, promovendo saúde e qualidade de vida.


Data: 29 E 30 DE NOVEMBRO

Local: Escola Técnica Residencia Educação , Av. Fernandes Lima, 910 – Farol, Maceió – AL

Inscrição: A inscrição será pelo WhatsApp 98884-9583 // 99946-6225 // 99909-6226 // 998745-9591

PROGRAMAÇÃO:
Dia 29 Abertura – Credenciamento as 19H
Dia 30 – Início as 8h até 12h / 13h até 18h

•Princípios básicos do acompanhamento terapêutico;

•História do acompanhante terapêutico;

•Acompanhante terapêutico em casos de uso de drogas/ compulsões/ saúde mental

•Campos de atuação do at

•Dependência química

•Hospital dia e residencial terapêutico;

•Palestra Graziela ( sobre vivências como at e dependência química);

•Estudo de caso clinico;
Idealizadores do Evento:

INSTITUTO DROGAS NUNCA: O interesse do Instituto DROGAS NUNCA pela problemática das Drogas e codependência vem da preocupação em informar e conscientizar a sociedade brasileira sobre o que é como tratar a dependência química e a codependência e como minimizar o sofrimento das famílias que têm em seu núcleo, indivíduo ou indivíduos dependentes químicos, propondo a aceitação e o engajamento em grupos de autoajuda, já que a família tem um papel significativo no processo de recuperação de seus dependentes, através do importante enfrentamento do problema que, uma vez iniciado pelo codependente, atingirá indubitavelmente a família como um todo.

Presidente: Jefferson Goes Tel: (82) 98884-9583

Clinica Terapêutica Divina Misericórdia: atua com internações compulsórias e ou involuntárias. Situada do município de Rio largo, atua com excelência no tratamento e acolhimento de pessoas que sofrem com a dependência química, funcionando há oito anos, primando sempre pela humanização e responsabilidade social. Realiza e apoia eventos que promovem a qualificação profissional na área com zelo pela ética e atualização cientifica, já realizou eventos culturais com participação de todos os pacientes internos em teatros e áreas de lazer, sua primazia é pela humanização e cuidado com o paciente e seus familiares que se encontram em sofrimento.

Responsável: Anderson Jose Gusmão Gonçalo e Camila Teixeira de Lima.
CNPJ: 143766710001/66

Tel: (82) 3261-1771/ 98745-9591/ 99909-6226
End: Rio Largo, avenida presidente Fernando Collor de Melo, s/n, sítio viveiro

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos