Blog

Pop Boy

Marcos Filipe é jornalista formado pela Universidade Federal de Alagoas e viciado em tudo o que envolve Mídias Sociais, Cinema, Televisão, Música, Literatura e Eventos. Um Geek de carteirinha, ligado em desenho animado e games. Desde 2010 escreve sobre esses assuntos se alimentando todos os dias da mais pura Cultura Pop.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Manual para entender o Oscar 2018

Este ano o Oscar que acontece no próximo domingo (4) ganhará um tom ainda mais político do que nas edições anteriores. Desde o ano passado escândalos de assédio cercam os estúdios e a tensão política dentro dos Estados Unidos acentuarão os discursos.

O movimento Times Up, que traz como lema: “O tempo dos abusos acabou!”, iniciou campanhas em diversas premiações, ganhando as atrizes e cantoras como adeptas e que promete chamar a atenção neste final de semana.

Da mesma forma, alguns celebridades foram excluídas da cerimônia devido as acusações de assédio sexual. É o caso de Casey Affleck que ganhou ano passado como melhor ator, mas teve o nome riscado, assim como Oliver Stone, Harvey Weinstein e Kevin Spacey.

O movimento #OscarsSoWhite que questiona a predominância de brancos na indicação desde 2015 também fez afeito, com um maior número de negros indicados. Assim como o aumento no número de mulher indicadas em outras categorias além de atriz e atriz coadjuvante.

Capa4_zAtLOCa

Como funciona as indicações 

Com exceção do melhor filme, cujos indicados são escolhidos por todos os mais de 6 mil membros da Academia, cada categoria fica sob a responsabilidade dos profissionais que engloba. Ou seja, atores indicam seus favoritos nas áreas de atuação, diretores a direção, etc.

Os membros enviam uma lista que elenca seus escolhidos do preferido para o menos favorito. Na primeira etapa da contagem, são levados em conta apenas os primeiros votos e é estabelecido um número mínimo para que a produção entre para a lista final de indicados.

Tal número é a divisão do total de membros pela quantidade de filmes que podem ser indicados (10 melhores filmes, 5 ou 3 nas demais categorias).

Os votos que forem para longas com menos de 1% das escolhas são desconsiderados, e as segundas escolhas da lista destas cédulas são contabilizados.

Caso todas as vagas ainda não tenham sido preenchidas, os votos do filme menos lembrado também são anulados. Os votos vão então para a segunda escolha das cédulas que os tinham em primeiro lugar.

A esta altura, provavelmente todos os indicados estão claros. Mas a categoria de melhor filme tem suas próprias características. Primeiro porque pode contar com um número de indicados entre cinco e dez. Segundo porque, em alguns casos, um membro pode acabar votando duas vezes.

Isso acontece quando sua primeira escolha já atingiu o número limite para ser indicado mais 10% dos votos. Nesse caso, sua segunda escolha também é contabilizada.

O Vencedor

 Após a escolha dos indicados, os membros podem votar em todas as categorias, não apenas naquelas de suas classes. A data para o envio dos votos acabou na última terça-feira (27).

Em 23 categorias vence aquele com o maior número absoluto de votos, mas no caso do melhor filme mais uma vez há peculiaridades – um processo parecido ao das indicações toma conta.

Os membros da Academia elencam os indicados de melhor para pior. Para vencer, um filme tem que contar com 50% dos votos totais mais um.

Ao final da contagem de todas as primeiras escolhas, se nenhum longa atingir a marca, o menos votado é desconsiderado.

São levadas em conta então as segundas escolhas de cada cédula que colocava o filme menos votado em primeiro. O processo se repete até que algum deles ultrapasse o limite e um vencedor seja escolhido.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos