Blog

Crônicas e Agudas por Walmar Brêda

Walmar Coelho Breda Junior é formado em odontologia pela Ufal, mas também é um observador atento do cotidiano. Em 2015 lançou o livro "Crônicas e Agudas" onde pôde registrar suas impressões sobre o mundo sob um olhar bem-humorado, sagaz e original. No blog do mesmo nome é possível conferir sua verve de escritor e sua visão interessante sobre o cotidiano.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Manual Prático da Idade Adulta para Iniciantes

Escrito para meu filho há 10 anos ( e jamais lido) quando ele ainda estava no início da adolescência.

MANUAL PRÁTICO  DA IDADE ADULTA PARA INICIANTES

Março de 2010

Você que está iniciando essa nova fase da sua vida, vai precisar de um manual de instruções para saber operar esse novo mundo que se descortina aos seus olhos. Infelizmente você jamais o verá novamente como o vê até este momento. Não tem jeito; não tem volta.

1- Nesse primeiro tópico, vamos tratar do seu CORPO –é isso mesmo, o seu precioso e sagrado corpo.
• Ele mudou bastante e ainda vai mudar mais, e preste atenção, nem sempre é para melhor. Outra coisa, ele é seu, e é o único que você tem. Não ache que ele é indestrutível porque não é. Você se corta se quebra,se machuca, adoece e até morre, o que é uma tragédia não só pra você. Pense nisso.  Portanto cuide dele. Cuide-se bem. Cuidado com altura, com o mar fundo e o mar raso; com carro na rua, com bicicletas, motos e caronas. Cuidado com o escuro, com gente mal-encarada, gente mal-intencionada, invejosa e desonesta; os que eram “do mal” na sua tão recente infância. Não suba, não desça, não pule, não vá nem volte se for para mostrar que é macho ou fazer parte da turma. Não experimente o que você sabe que não faz bem. Espere o seu tempo; afinal, há tempo pra tudo.
• Inclua esporte -qualquer um- na sua rotina. Comece a experimentar coisas saudáveis e tente não engordar. Faça uma poupança de bons hábitos para o seu precioso corpo -lá na frente ele irá te agradecer (e você a mim).

2- Falaremos agora sobre AMIGOS
• Os amigos de hoje  poderão ser os inimigos de   amanhã ou os amigos de toda sua vida. Muitos são legais, outros gostam de você, outros  você apenas tolera, outros você se aproxima porque ele é popular mas, você   percebe claramente que ele não te dá um pingo de valor (mande -os  para aquele lugar….)   Outro te faz de otário na primeira oportunidade, outro te admira e te considera, e há  também os que você se identifica e gosta de graça -e sente que a recíproca é verdadeira.
• O importante é que você deve cultivar suas amizades. Regue, cuide e preserve. Seja um cara legal de verdade e não só com que você acha que merece a sua amizade ou que você tenha afinidade, afinal ninguém sabe o dia de amanhã. A partir de agora você está construindo a sua network; o nerds desprezados de hoje poderá operar seu filho amanhã. O chatão sebento do fundo da sala poderá ser seu chefe um dia. O ex-amigo seu que um dia você magoou, poderá futuramente te dar um emprego ou a chance da sua vida. Ou quem sabe ser o sogro do seu filho…

 Portanto mostre o seu lado bom, seus valores e virtudes. Não se exponha com comentários preconceituosos, desonestos ou sacanas, afinal, parafraseando o antigo ditado, não basta ser confiável, tem que parecer sê-lo.

3- Esse tópico é sobre a MULHERADA ê mulherada.
• Hoje em dia você já não as vê como uns pés-no-saco. Você já não quer distância dessas “coisas de menina”; muito pelo contrário. Elas nos fazem ser quem somos, ou como queremos ser vistos. Elas nos fazem cortar e pentear o cabelo, colocar perfume, desodorante, vestir roupa nova e escovar bem os dentes. Trate bem todas. Você entendeu: Todas. As bonitas , as feias, as gordas as magras, as pobres as ricas, as gostosas , as derrubadas e  magrelas; as que nos interessam e as que não. Mas, seja simpático e atencioso com elas. Não se ache ou se perca. Não saia falando pra os amigos o que fez e o que deixou de fazer com elas; guarde pra você, ou no máximo conte o milagre, mas não o santo. Ou a “santa”.

Essa é a época de se apaixonar, e fazer  apaixonar. Experimente, aprenda, aproveite. Sofra, curta, chore, fale, cale, olhe, abra, feche, pegue, deixe, diga sim e diga  não -principalmente a você mesmo.  

Suas amigas poderão ser ou te apresentar o amor da sua vida. E mulher magoada é capaz de te queimar pra todas elas. Mulher dos outros… distância. Mulher dos amigos… mais longe ainda.

E lembre-se: Camisinha sempre!

4- Falaremos agora sobre FAMÍLIA.
• Parece maçante, parece que já sabe de tudo, mas nunca é demais lembrá-lo que o que realmente importa é o nosso quintal. Sua  família te fez, te criou, te acompanha, orienta e irá com você até o inferno, se preciso. Amigo é bom (ver tópico nº2), mas hoje é e amanhã poderá não ser. Família é você em seus desdobramentos. Sua genética e sua formação moral, intelectual e emocional e sntimental. Pai, mãe, avôs e avós, só querem o seu bem (pelo menos a maioria). Parece incrível, mas é isso mesmo. Torcem pelo seu sucesso e sua felicidade. Mas enquanto isso,  aproveitando-os; ninguém sabe até quando os teremos a testemunhar sua evolução como criança-adolescente-adulto… Vendo suas conquistas, frustrações, ilusões, encantos e cacetadas. Algumas vezes estarão pertos, outras longe, mas sempre ao seu lado.
• Sem querer ser redundante, aproveite-os; beije-os mais, abrace-os, fale, deixe-se acolher, procure, se envolva, pergunte, responda, participe e tenha muita, muita paciência com eles. Seja tolerante, todo mundo falha, mas sempre com a intenção de acertar –e super-herói só existe na TV.
• E lembre-se: Sua irmã é sua irmã; só sua e de mais ninguém. Abrace-a, beije-a e proteja-a como a você mesmo. Cultive o amor dela e o seu por ela. Lá na frente vocês terão um ao outro numa cumplicidade eterna. Você tem a sorte de ter uma família unida, estável, saudável e que se importa com você. Uma irmã linda e sapeca. Reconheça sua sorte nesse mundo louco e perverso.

5- Nesse tópico falaremos de FUTURO, TRABALHO E DINHEIRO
 
• Sei que parece cedo, mas a vida passa rápido num piscar de olhos, e quando vemos… já foi.
• Você terá agora uns anos de responsabilidades  e obrigações pequenas, mas com grandes repercussões futuras. Trabalho é uma coisa chata pra uns e maravilhosa para outros, mas para grande maioria é apenas o meio de se manter nesse mundo; seja ele qual for (o mundo ou trabalho).Mas, é através   dele que conquistamos quase tudo que desejamos ter.
• Você poderá encontrar realizações e felicidade real no seu dia a dia de labuta.Reconhecimento e respeito  social, satisfação pessoal e financeira também virão a reboque. Hoje você deve achar tudo isso besteira,mas acredite, pra o adulto isso é importante. Aliás, pra uns é tudo na vida, mas em verdade eu te digo:    definitivamente não é.
• O conselho que te dou nesse capítulo, é : preste atenção nas coisas que você gosta, nas que você se identifica, nas que você sabe fazer e nas que você gostaria de aprender. Tudo isso poderá sinalizar sua profissão futura. Portanto ouça, aprenda, teste, tente, ensine, experimente, acerte, erre, poupe, gaste, leia, leia e leia….
• Sobre o tal do dinheiro, não há segredo: gastou mais do que ganha… vermelho; ganhou mais do que gasta…azul; quanto mais cedo começar a juntar…você verá a maravilha que são os juros compostos; quanto mais  se endividar…você verá a desgraça que são os juros compostos.

Pequenas dicas  de bolso:

1. Disciplina para juntar e para gastar.

2. Comprar na hora certa.

3. Não se deixar levar pela condição e cobrança dos outros. Diga não às pressões sociais.

4. Se qualifique bastante. Aproveite as oportunidades e as suas habilidades pessoais.

5. Não se queime com os colegas demonstrando ignorância, preguiça ou preconceito; ao contrário, passe sempre sua imagem positiva.

6. Cada escolha nos leva a várias renúncias.

7. Existe  tempo para tudo, inclusiva para errar. Mas não abuse.

8. Tente enxergar um pouco à frente. Não somos adivinhos ou profetas, mas devemos utilizar nossa inteligência e experiência para tentar antever as conseqüências de cada ato ou decisão tomada; nem que seja em cinco minutos ou em cinqüenta anos.

9. E finalmente, lembre-se que devemos cuidar do nosso corpo, da nossa mente, do nosso espírito, da nossa família, amigos e principalmente do nosso futuro.

 Para finalizar: 

Aparentemente pode parecer difícil seguir essas recomendações vindas de alguém apenas um pouco mais experiente que você, mas que deseja a sua felicidade antes mesmo da própria; mas com o tempo você irá perceber que não é tão difícil assim, e garanto-lhe que fará de você uma pessoa melhor para todos ao seu redor, sobretudo para você mesmo. 

*****

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos