Pelo menos 14 áreas do litoral alagoano não apresentam condições adequadas para o banho neste feriadão de Emancipação Política de Alagoas, conforme dados divulgados nesta quinta-feira, 15, pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA).
O órgão ambiental informou que foram analisados 63 trechos entre Maragogi e Pontal do Peba. Destes, 14 pontos foram considerados impróprios.
No litoral sul, três dos 21 trechos monitorados pelo IMA estão inadequados para banho de mar. Em Maceió, sete pontos estão em desconformidade com as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), responsável por regula os critérios de balneabilidade em águas brasileiras.
Já no litoral norte, os banhistas devem evitar quatro pontos da Praia de Maragogi.
O IMA informa que as praias são consideradas impróprias quando a amostra colhida na última semana apresenta o valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 ml de água.
Os técnicos do IMA recomendam ainda que os banhistas evitem entrar no mar quando a água apresentar resíduo ou despejos, sólidos ou líquidos, inclusive esgotos sanitários, óleos, graxas, ou outras substâncias, capazes de oferecer risco à saúde.
Confira os pontos impróprios e próprios para banho de mar: