Categorias: Polícia

Polícia prende acusados de assaltos e explosões a bancos em Alagoas

Izabelle Targino/Alagoas 24 Horas

Os quatro foram presos por envolvimento a roubo a bancos

A Cúpula da Segurança Pública apresentou, na tarde desta quinta-feira, 10, quatro pessoas suspeitas de terem participado de assaltos e explosões a agências bancárias em cidades do agreste e do sertão de Alagoas.

Segundo informações repassadas pelo delegado Vinícios Ferrari, titular da Seção de Roubo a Bancos da Deic, dois presos, Luís Ricardo Ramos de Lima, de 20 anos, e João Paulo Moreira de Freitas, 22, trabalhavam em um posto de combustível e utilizavam as armas do estabelecimento comercial, uma espingarda 12 e uma pistola, para realizar os assaltos a bancos na região de Cacimbinhas. Após os crimes, eles guardavam o armamento em locais apropriados sem que os donos do posto percebessem que tinha sido utilizado.

Após investigações, as equipes da PC descobriram todo o esquema e chegaram ao paradeiro dos acusados na cidade de Senador Rui Palmeira, na quarta-feira da semana passada, dia (02). Na residência de João Paulo, os agentes de polícia encontraram a quantia de R$8 mil, capas de coletes, calças táticas, duas facas, coldres, celular e chapéus que aparecem nas imagens das câmeras de segurança das agências explodidas.

A operação, em cumprimento de mandados de prisão expedidos pela 17ª Vara Criminal, culminou também na prisão de outros dois acusados de roubo a bancos. Um dos  criminosos mais procurados pela polícia, Claudemir  de Jesus, 33, vulgo “Nego”, foi preso na ação policial e teria envolvimento nas explosões a caixas eletrônicos das agências bancárias de São José da Tapera e Pão de Açúcar.

Conforme dados repassados pelo delegado Vinícius Ferrari, da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), as imagens das explosões aos terminais eletrônicos em Pão de Açúcar foram essenciais para chegar a Claudemir de Jesus,  uma vez que o carro do acusado, o Astra prata, de placa MUN2068/São José da Tapera, foi flagrado pelas câmaras de segurança.

Após buscas no automóvel do acusado, os policiais encontraram diversos blusões com capuz. “Em uma cidade quente como São José da Tapera nada justifica se ter tantos blusões dentro de um veículo”, disse o delegado.

A Polícia Civil investiga ainda se Claudemir de Jesus tem envolvimento em explosões a bancos em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

O último suspeito preso foi agricultor e agiota Augusto da Silva Gomes, de 37 anos, que é apontado como o comparsa de Claudemir de Jesus. Segundo o delegado, as investigações tiveram início após a denúncia de que o acusado ostentava muito dinheiro no município. Além disso, sempre que havia uma explosão na cidade, ele estava viajando e quando voltava a movimentação era grande em sua residência.

Durante a operação, a PC encontrou na casa de Augusto da Silva, uma arma de fogo, cartões de crédito com senhas e promissórias.

O delegado Vinícius Ferrari informou que as investigações tiveram início há um ano e meio e as provas coletadas neste período foram primordiais para que a Justiça determinasse a prisão dos acusados.