Categorias: Política

Câmara inicia trabalhos da 21ª Legislatura

Prefeito Rui Palmeira e secretário José Tomaz Nonô prestigiaram a sessão, que contou com a presença dos 21 vereadores e definiu a composição das Comissões Permanentes

Ascom Câmara

Ascom Câmara

A Câmara Municipal de Maceió iniciou, na tarde desta quarta-feira (15), as atividades da nova legislatura. A primeira sessão ordinária do ano contou com as presenças do prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), e do secretário de Saúde da capital, José Thomaz Nonô (DEM). Além das autoridades do Poder Executivo, a sessão foi marcada pelo começo dos trabalhos de sete novos vereadores, eleitos em outubro de 2016.

O presidente da Casa, o vereador Kelmann Vieira (PSDB), saudou os colegas parlamentares, deu as boas-vindas a todos e fez referência especial aos que estreiam como vereadores na Casa de Mário Guimarães.

Em seu discurso, ele falou do sentimento que move o Poder Legislativo municipal e garantiu ao prefeito de Maceió que a Câmara segue parceira do Executivo.

“Depois de ouvir os líderes do governo e da oposição nesta Casa, fico à vontade para dizer que o sentimento da Câmara é de união, de darmos as mãos para que a população e a cidade de Maceió saiam sempre ganhando. A eleição faz parte do passado. Precisamos ouvir as comunidades e trabalhar, como fizemos na última legislatura, sempre junto com a população. Nunca na história da Câmara se realizou tantas audiências públicas, sempre ouvindo as reclamações e sugestões dos maceioenses”, disse Kelmann Vieira.

O presidente da Casa ainda lembrou a parceria entre os dois poderes e a maneira republicana como o prefeito Rui Palmeira se comportou ao longo da legislatura passada.“Vale registrar, nesse momento, a postura do prefeito Rui Palmeira, porque nunca, ao longo da última legislatura, houve qualquer pedido para não permitir que um requerimento da oposição fosse aprovado e uma audiência pública deixasse de ser realizado, mesmo quando se tratava de um tema que contrariava o Executivo. É nesse clima de união, volto a repetir, que vamos trabalhar para o melhor para Maceió nesta 21ª Legislatura”, finalizou Kelman Vieira.

No mesmo tom de união, Rui Palmeira desejou sucesso aos vereadores, em referência especial aos que chegam na Casa pela primeira vez. “É com muita satisfação que participo da primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Maceió e quero desejar sucesso aos vereadores, sobretudo aos que estão em seu primeiro mandato. Também quero saudar os chamados veteranos, os mais experientes desta Casa para que, juntos, possamos trabalhar por Maceió”, disse o prefeito da capital.

Após os discursos, os parlamentares aprovaram diversos requerimentos e indicações, solicitando melhorias na infraestrutura dos bairros e a realização de audiências públicas, em datas que serão definidas pela Superintendência da Câmara.

COMISSÕES – Na primeira sessão do ano, os vereadores definiram a composição das Comissões Permanentes da Casa. O nome do vereador licenciado Ib Brêda aparece na lista, porque é ele que detém o mandato, mas as funções serão exercidas pela suplente no exercício do cargo.

Justiça e Redação

Fátima Santiago – presidente
Galba Novaes
Eduardo Canuto
Aparecida Augusta
Silvânia Barbosa

Finanças e Orçamento

Antonio Hollanda – presidente
Chico Filho
Francisco Sales
Samyr Malta
Dudu Ronalsa

Assuntos Urbanos

Zé Márcio Filho – presidente
Eduardo Canuto
Sílvio Camelo

Educação 

Silvânia Barbosa – presidente
Francisco Sales
Silvânio Barbosa

Saúde Assistência Social

Eduardo Canuto – presidente
Ronaldo Luz
Francisco Sales

Administração e Servidores

Luciano Marinho – presidente
Chico Filho
Ib Breda

Abastecimento

Francisco Sales – presidente
Dudu Ronalsa
Siderlane Mendonça

Defesa do Consumidor

Galba Netto – presidente
Siderlane Mendonça
Samyr Malta

Direitos da Mulher

Aparecida Augusta – presidente
Silvânia Barbosa
Tereza Nelma

Serviços Públicos

Samyr Malta – presidente
Sílvio Camelo
Fátima Santiago

Direitos Humanos

Tereza Nelma – presidente
Lobão
Luciano Marinho

Crianças e Adolescentes

Siderlane Mendonça – presidente
Luciano Marinho
Ib Brêda

Defesa dos Idosos

Ib Brêda – presidente
Lobão
Ronaldo Luz

Meio Ambiente

Chico Filho – presidente
Antonio Hollanda
Silvanio Barbosa

Políticas Públicas para Jovens

Silvânio Barbosa – presidente
Lobão
Ronaldo Luz

Aplicabilidade das Leis

Dudu Ronalsa – presidente
Galba Netto
Tereza Nelma

Ética Parlamentar

Silvio Camelo – presidente
Silvanio Barbosa
Antonio Hollanda
Zé Márcio Filho
Aparecida Augusta
Dudu Ronalsa
Lobão
Ronaldo Luz
Ib Brêda