Categorias: Política

Após decisão do TJ, Kátia Born volta à presidência do PSB em Alagoas

Alagoas 24 Horas

Kátia Born volta ao comando do PSB estadual

Após decisão do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), datada desta quarta-feira, 22, a ex-prefeita de Maceió e atual secretária municipal de Saúde de Palmeira dos Índios, Kátia Born, foi reconduzida à presidência estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB), depois de disputa judicial com o deputado João Henrique Caldas (JHC).

Esse é apenas mais um capítulo da pendência interna que ocorre desde novembro de 2016 quando JHC  assumiu a vaga a partir de uma intervenção do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, sem dialogar com sua correligionária

Ao que tudo indica a briga vai longe. Em março haverá uma audiência de conciliação, marcada desde antes da decisão, em que JHC e Kátia Born deverão tentar encontrar um meio termo na disputa. Para a assessoria da nova presidente, dar continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado à frente do partido é prioridade, não permitindo que a disputa judicial seja um empecilho para que o PSB realize suas atividades normalmente.

A defesa de Kátia Born defende que, apesar de o PSB em Alagoas ser conduzido por uma comissão provisória, deveria ter existido o devido processo legal, com ampla defesa e contraditório, antes de o PSB Nacional destituir a presidente alagoana.

Votaram pela recondução de Katia Born ao cargo os desembargadores Tutmés Airan e Fernando Tourinho, sob o voto vencido de Fábio Bittencourt. Também foi decidido, por unanimidade, que a Justiça de Alagoas não é o foro competente para atuar na batalha jurídica, que seguirá para a Justiça de Brasília.

A assessoria de JHC disse ao Alagoas24Horas que a decisão foi produto de uma movimentação interna de alguns membros do partido e que em breve,após  o deputado finalizar trânsito aéreo, emitirá um posicionamento oficial a respeito da decisão.