Categorias: Política

Entidades cobram ações efetivas e rede de prevenção ao suicídio

Tema foi discutido durante audiência pública realizada na tarde desta segunda-feira no Plenário da Câmara de Maceió

Integrantes da saúde, educação, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros discutiram, em audiência pública realizada nesta segunda-feira (11), a prevenção do suicídio e suas causas, no Plenário da Câmara Municipal de Maceió. A iniciativa foi proposta pela vereadora Tereza Nelma (PSDB), e aprovada por unanimidade pelos vereadores da capital alagoana. Entre as avaliações técnicas feitas no encontro, planejamento, diálogo, informação e investimento financeiro são medidas que o Poder Público deve adotar para reduzir os índices registrados atualmente. A audiência também é parte do Setembro Amarelo, dedicado à prevenção do suicídio.

A situação é considerada muito preocupante porque o Brasil é o 8° país no mundo em índice de suicídio ou tentativas. São mais de 800 mil pessoas por ano. 32 indivíduos tiram a vida diariamente.

Psiquiatra e professor da Ufal e Uncisal, Valfrido de Melo apresentou dados de uma pesquisa inédita, que traça um perfil do suicida em Alagoas e em Maceió. Segundo o estudo feito em âmbito acadêmico, um dos grandes entraves para melhorar a abordagem às tentativas de suicídio – excetuando os casos de doença mental – é a falta de formação das equipes de saúde.

“Informar, planejar e dialogar são aspectos que vão ajudar na abordagem a quem tenta o suicídio e chega nas unidades de saúde de Maceió precisando de ajuda. Para tudo isso, além do investimento financeiro, o Poder Público precisa capacitar quem trabalha com saúde na capital alagoana. Dentro da pesquisa que apresentamos aqui, nessa audiência de bastante relevância, entre os anos de 2013 e 2014, 305 pessoas tentaram suicídio e mais de 100 indivíduos deram fim à própria vida. Além disso, mostra a pesquisa, que mais da metade deles já havia tentado se matar outras vezes, o que mostra uma falha na rede de assistência”, destacou Valfrido de Melo. O estudo também apontou bairros como Benedito Bentes, Tabuleiro e Vergel, liderando o número de casos em Maceió.

A vereadora Tereza Nelma agradeceu aos presentes que lotaram o Plenário e falou sobre a importância de, mais uma vez, levar à Casa um assunto tido como tabu pela sociedade.

“O assunto não é fácil, todos reconhecemos. Ultimamente, são muitos casos de pessoas que infelizmente tiraram a própria vida aqui em Maceió. Isso me motivou a trazer o assunto para Câmara, nessa audiência pública. Foram muitas informações importantes trazidas para que a Casa e o poder público também debatam o problema, implantando políticas públicas eficazes”, destacou a parlamentar.

Falando em nome da Secretaria Municipal de Saúde, Fabiano Leirias, anunciou que Maceió finalizou seu Plano de Prevenção ao Suicídio que ele estará contemplado no Plano Plurianual da capital de 2018.

“A proposta é estabelecer uma rede, de fato, de atendimento para as pessoas que atentam contra a própria vida. Mais do que grades de ferro, precisamos de uma rede humana para tratar as pessoas”, disse Fabiano, em referência aos pedidos dos profissionais de saúde para que a prefeitura de Maceió instale um anteparo na ponte do Reginaldo, local de alguns suicídios na capital alagoana.